- Publicidade -

Bairro na zona leste de SP ganha ciclorrota turística e ambiental

Passeio para adultos e crianças é realizado no bairro com maior concentração de bicicletas da capital paulista

ciclorrota turística e ambiental
Foto de Nuno Ricardo na Unsplash

O Jardim Pantanal, bairro do extremo leste de São Paulo, costuma estampar os jornais por problemas recorrentes de inundação. Mas, o que poucos sabem é que a vulnerável região também pode ganhar destaque por um viés bem mais positivo: o bairro é a região da cidade de São Paulo que concentra o maior número de pessoas que utiliza a bicicleta como principal meio de transporte. Por isso, uma ciclorrota turística e ambiental está sendo organizada para as comunidades locais no próximo dia 28 de outubro.

- Publicidade -

A pedalada ciclística tem por trás o Urbanizar, projeto do Instituto Alana no Jardim Pantanal, e o Pedale-se, empresa de cicloturismo. Segundo os organizadores, a iniciativa vai ao encontro da Agenda 2030 no Brasil, que visa diminuir os impactos ambientais e sociais, compensando e neutralizando a emissão de carbono.

A ciclorrota será dividida em duas, sendo um trajeto para as crianças, realizado dentro do Núcleo de Lazer Jardim Helena, e outro pelas ruas do bairro para os adultos.

Ciclorrota turística e ambiental

O trajeto infantil tem a proposta de fazer as crianças aprenderem mais sobre a mobilidade, meio ambiente e segurança de trânsito, além de incentivá-las a pensar em seus bairros e nos trajetos que fazem, sejam a , de bicicleta, de carro ou de ônibus.

ciclorrota turística e ambiental
Trajeto da rota infantil

Já o passeio adulto, será uma “Pedalada Histórica”, que vai passar por pontos importantes do bairro e, a cada parada, serão trazidas informações sobre a história, ocupação, desenvolvimento e cultura da região.

- Publicidade -

“O roteiro do passeio foi criado com base na memória das pessoas que interagem com o bairro, que identificaram os patrimônios históricos e locais turísticos do Jardim Pantanal, e tem como foco oferecer informações sobre esses espaços, estabelecendo relações entre o período colonial e contemporâneo, que serão visitados de bicicleta”, explica Leila Vendrametto, coordenadora do Urbanizar.

ciclorrota turística e ambiental
Trajeto da rota adulto

Para Leila, a bicicleta é um ato político no bairro, que “contribui com a democratização dos espaços, promove o turismo sustentável, gera empregos e impulsiona a cultura e os produtos locais por meio da história, oralidade e memória coletiva”, completa.

Bicicleta no Plano de Bairro

A ciclorrota é um dos itens contemplados no Plano de Bairro do Jardim Pantanal, que teve sua primeira fase lançada em 2022 pelo projeto Urbanizar, do Alana, pelo Instituto de Arquitetos do Brasil, em parceria com os moradores, para mapear ações para o desenvolvimento e valorização do bairro.

- Publicidade -

O Plano de Bairro integra o Sistema de Planejamento do Município de São Paulo e foi instituído pelo Plano Diretor Municipal em 2014, através da lei 16.050. Devem ser elaborados com a participação dos moradores locais e dos Conselhos Participativos Municipais, visando a reserva de recursos municipais e a sua introdução no Plano de
Metas do município.

A utilização da bicicleta, neste projeto por exemplo, tem o intuito de fomentar a prática da atividade física, a mobilidade e a autonomia, além de compartilhar uma característica pontual do bairro sobre o uso das bikes.

bike
Foto: Unsplash

“O Jardim Pantanal é o bairro de São Paulo em que mais se pedala. Então, atividades como a ciclorrota, são fundamentais para valorizar esse veículo que além de um meio de transporte, também atende ao lazer e, nessa atividade, vira uma ferramenta de acesso à promoção da cultura, turismo e história, fortalecendo a identidade da região”, finaliza.

Ciclorrota turística e ambiental

  • Dia: 28 de outubro, no Núcleo de Lazer Jardim Helena
  • Endereço: Rua Kumaki Aoki, Jardim Helena, São Paulo (SP)
  • Ciclorrota infantil: das 9h às 10h. Inscrições aqui.
  • Ciclorrota adulto: das 10h30 às 13h. Inscrições aqui.