Ônibus movido 100% a biometano é testado em Londrina
Rejeitos orgânicos vegetais, animais ou urbanos podem abastecer transporte público no Paraná
Rejeitos orgânicos vegetais, animais ou urbanos podem abastecer transporte público no Paraná
Embarcar em um transporte público movido a gás proveniente de resíduos já é possível em Londrina, município localizado no norte do Paraná. A cidade é a primeira do Brasil a testar, numa operação real, um ônibus abastecido totalmente com biometano. A ação inédita é fruto da parceria entre a Companhia Paranaense de Gás (Compagas), que conduz o projeto, a fabricante Scania e a Prefeitura Municipal de Londrina.
Reduzir as emissões de carbono do setor de transporte é um dos pontos-chave para cumprir as metas climáticas globais. Além disso, a transição para a mobilidade menos poluente é crucial para melhorar a qualidade do ar nas cidades. Isso porque o cheiro da fumaça que vem dos escapamentos de veículos não é apenas desagradável, mas também prejudicial à saúde, como aponta a ONU.
É neste sentido que o novo veículo de biometano é recebido com entusiasmo. No caso de Londrina, o combustível é produzido a partir de subprodutos do setor sucroenergético e revendido pela Gastech.
De acordo com o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, a ideia é aproveitar o potencial das indústrias da cidade para produzir o biometano localmente “visando transformar o município na primeira cidade industrial sustentável do Brasil”.
Atualmente, o Paraná tem potencial de gerar cerca de 2 milhões de metros cúbicos por dia de biometano. Ampliando esses dados para o Brasil, a Associação Brasileira do Biogás (Abiogás) projeta que o Brasil pode chegar a produzir 30 milhões de metros cúbicos de biometano até 2030.
“Com esse teste mostramos, na prática, que é possível viabilizar a utilização local da energia gerada pela agroindústria, aterros sanitários e estações de tratamento de esgoto, nas frotas do transporte coletivo das cidades, gerando economia circular, emprego e renda aos nossos municípios”, afirma Rafael Lamastra Jr., CEO da Compagas.
Biometano é um gás renovável obtido a partir da produção do biogás, que por sua vez é gerado da decomposição de matéria orgânica de origem vegetal ou animal. Quando submetido a um processo de purificação, o biogás dá origem ao biometano e este é comparável em condições técnicas ao gás natural, já que após o refino, atinge alta concentração de metano em sua composição.
Entre as vantagens da aplicação deste combustível está o desenvolvimento de um sistema de transporte mais sustentável, menos poluente e menos dependente do diesel. O biometano tem potencial de reduzir as emissões de CO2 em até 90% em comparação ao diesel.
“Os benefícios do uso do gás no transporte público também estão ligados diretamente à saúde da população. A redução de óxidos de nitrogênio (NOx) é de quase 90% e de material particulados chega a 85%”, salienta a Compagas em nota à imprensa.
A ação em Londrina é a terceira realizada pelo projeto. As primeiras demonstrações foram feitas pelas ruas de Curitiba e região metropolitana, apontando a viabilidade da utilização do veículo em linhas complexas e extensas.
Esta, no entanto, foi a primeira demonstração completa numa operação real no transporte de passageiros. O ônibus foi testado em diversas linhas operadas pela Transportes Coletivos Grande Londrina, com o acompanhamento da Companhia Municipal do Trânsito e Urbanização (CMTU).
“Temos certeza que esta ação inédita com o biometano numa operação regular urbana será um divisor de águas para que mais cidades preocupadas com a redução da emissão de poluentes coloquem em prática frotas mais eficientes”, diz Paulo Genezini, gerente de Sustentabilidade da Scania Operações Comerciais Brasil.