- Publicidade -

Barraca pode ser montada em pranchas de stand-up paddle

Proposta é garantir uma hospedagem individual em paisagens isoladas ou até mesmo em cima da água

barraca prancha SUP
Foto: BAJAO Cabin

Já falamos sobre pessoas que constroem casas sobre rodas ou até mesmo em caçambas. Algumas bicicletas também ganharam opções de mini trailers para quem explorar o mundo. Mas uma empresa da alemã foi além e criou uma barraca que se ajusta a pranchas de SUP (stand-up paddle), um abrigo ideal para quem quer acampar em qualquer lugar, inclusive sobre a água.

- Publicidade -

Com tamanho único, a BAJAO Cabin, é uma opção completa para uma hospedagem versátil, que pode ser montada sobre a terra, em cima de um carro, em pedras ou, quem sabe, em um lago. A barraca é montada com canos laterais infláveis e a prancha é o colchão de ar.

barraca prancha de SUP
Foto: BAJAO Cabin

As colunas laterais ajudam a estabilizar a prancha e a barraca sobre a água, garantindo conforto e segurança para quem quer passar a noite em um lago, rio ou em outros locais de difícil acesso. A barraca é uma estrutura compacta de 3 metros de comprimento que pode ser ajustada a pranchas de diferentes larguras e comprimentos, desde que tenham tamanho maior que 11,6.

barraca prancha SUP
Foto: BAJAO Cabin

A parte interna é construída com um tecido leve, de malha, que fica preso à estrutura da barraca. Se o tempo estiver claro e ensolarado, a barraca pode ser usada sem a cobertura externa, ou tenda, para garantir uma boa ventilação. Mas durante chuvas ou condições de vento, o teto duplo à prova d’água pode cobrir a barraca. Quando está desmontada, a barraca tem uma embalagem pequena, criada para facilitar o transporte, inclusive com a própria SUP.

barraca prancha SUP
A barraca também pode servir de abrigo do sol, calor ou frio. Foto: BAJAO Cabin

Christoph Mantz e Julia Görisch estão por trás do desenvolvimento do projeto e explicam que ideia é criar uma opção de camping versátil, que transforma a prancha em um colchão de ar, perfeito para “nômades” que querem explorar as mais diferentes paisagens. Christoph teve a ideia em 2017 e vem trabalhando no produto desde então. Ele é um remador bem conhecido na Alemanha, presidente da Associação Alemã de SUP, e trabalha com escolas e estações de aluguel de pranchas.

- Publicidade -
barraca prancha SUP
Foto: BAJAO Cabin

Para acomodar possíveis diferenças de altura entre o solo ou a água e o deck da prancha, a fuselagem da BAJAO Cabin entra em jogo. São dois arcos infláveis ligados à tenda interior. Esses como tubos laterais nivelam a diferença de altura e fornecem estabilidade para a prancha– mas a equipe afirma que para acampar são necessárias águas calmas e rasas. Também é importante ancorar a prancha.

barraca prancha SUP
Foto: BAJAO Cabin

Outra opção é usar a apenas a barraca, montada diretamente no chão ou em outra superfície, sem os tubos infláveis, como uma tradicional barraca de trekking. Desta forma, a BAJAO Cabin se torna um dormitório individual relativamente grande.

Quer saber mais? Assiste esse vídeo que mostra a BAJAO Cabin “em ação”.

- Publicidade -