- Publicidade -

Engenheiro constrói domos ecológicos na zona rural de Marrocos

Unindo técnica do superadobe com a estética local, empresa garante casas acessíveis e mais sustentáveis à população

casa domo marrocos
“Cassa Marroquina”. Foto: Eco-dôme Maroc

Younes Ouarzi é um engenheiro marroquino que usa a construção ecológica para garantir moradias confortáveis e seguras para comunidades rurais, usando como matéria prima os recursos locais, em especial a terra natural. Para isso, ele fundou a Eco-dôme Maroc, com a “vocação é destacar a herança marroquina da construção em terra com uma adaptação ao moderno para criar edifícios que sejam tradicionais e ofereçam as várias conveniências do moderno”, como destaca o site da empresa.

- Publicidade -
casa domo
Foto: Eco-dôme Maroc

Inspirado na técnica do superadobe , criada pelo arquiteto iraniano-americano Nader Khalili na década de 1980, ele garante moradia em domos ecológicos acessíveis e duráveis ​. De maneira simples, o superadobe ou earthbags consiste em empilhar sacos de lona muito resistentes cheios de terra para criar estruturas sólidas e bastante resistentes. Graças à simplicidade, baixo custo e uso de matéria-prima local, esta técnica de construção sustentável ganhou espaço e algumas variações em todo o mundo.

casa domo
Foto: Eco-dôme Maroc

As casas que Ouarzi constrói unem o superadobe com a estética das casas antigas do Marrocos. O resultado são domos ecológicos que trazem segurança aos moradores, mantendo a sua identidade cultural. Mas, a empresa também oferece a possibilidade de projetos personalizados, de acordo com as necessidades e desejos de cada cliente.

A Eco-dôme Maroc possui arquitetos para projetar as casas ou adequar um projeto próprio às necessidades de cada família e características da construção, como as paredes curvas. Nos planos técnicos são incluídos a estrutura, abastecimento de água potável, saneamento e eletricidade.

domo ecológico casa
Dependendo do projeto, novos elementos podem ser incorporados. Foto: Eco-dôme Maroc

Depois do projeto pronto e aprovado, as equipes de construção da empresa entram em ação. São profissionais treinados e qualificados em diferentes etapas: especialistas estruturais e técnicos de lotes: água, saneamento e eletricidade; e artesãos especializados em acabamentos tradicionais marroquinos e acessórios interiores e exteriores.

- Publicidade -
projeto domo casa earthbags
Foto: Eco-dôme Maroc

O formato e o material usados ajudam a resolver outros problemas, como o clima. Esse tipo de construção gera um bom isolamento térmico, mantendo o o frescor ou o calor no interior, com uma diferença de 15°C sem aquecimento ou ar condicionado. As casas de construção concêntrica são também muito resistentes a ventanias e até tremores de terra.

casa marrocos
Apesar de muto usada para casas menores, a técnica pode ser usada para construções maiores e mais sofisticadas. Foto: Eco-dôme Maroc

A construção dos domos ecológicos tem custos menores em comparação com a construção convencional. E as vantagens não são apenas econômicas, mas também ambientais. A técnica do superadobe prioriza recursos locais, ou seja, não há a emissão e impacto ambiental com o transporte, o consumo de energia também é bem menor e a resistência da construção dispensa reformas constantes, com mais custos e recursos envolvidos.

casa marrocos
Foto: Eco-dôme Maroc

Um exemplo de como as soluções mais simples podem ser as mais eficientes. Iniciativas como a de Younes Ouarzi promovem a promover o uso de técnicas construtivas mais sustentáveis ​​e ecológicas em todo o mundo: garantindo moradias acessíveis, boa qualidade de vida e reduzindo o impacto ambiental de nossas ações no planeta.

- Publicidade -
casa domo interior
Foto: Eco-dôme Maroc