- Publicidade -

Vender casas resilientes, funcionais, adaptáveis e usando recursos renováveis. São estes alguns dos critérios definidos pela empresa Faze Change Produx, que existe há quase 40 anos nos EUA, para criar modelos de kits construtivos residenciais em formato de domo geodésico.

Pouco comuns no Brasil, os kits são constituídos por materiais de construção já separados e pré-definidos prontos para montar a casa. No caso da companhia estadunidense, são comercializadas molduras e painéis triangulares pré-cortados e parcialmente montados com instruções detalhadas. A ideia é que os próprios moradores possam construir seu lar. 

Batizadas de EconOdome, as casas precisam de fundação e piso – como na construção tradicional – e, em seguida, devem ser montadas as paredes verticais e a estrutura do telhado. O sistema de viga, desenvolvido pela empresa, elimina a necessidade de andaimes e escadas. A cúpula é formada por 130 elementos triangulares que se conectam para formar um topo abobadado.

- Publicidade -

Cada residência é feita com madeira e poliolefina termoplástica – uma membrana de baixo custo e altamente durável. Cada peça é cortada milimetricamente para o encaixe perfeito, minimizando desperdícios na obra. A madeira, por exemplo, é pré-perfurada para inserir os parafusos. “Os kits de cúpula EconOdome são projetados para serem concluídos por qualquer pessoa, com ou sem experiência anterior em construção”, afirma a companhia. 

Além da facilidade na construção, as Casas Domo são adaptáveis a diversos estilos de vida; oferecem muitas possibilidades de design personalizado; possuem muitas janelas e clarabóias que garantem interior claro e brilhante; tolerante a intempéries; é durável e exige baixa manutenção. Outra grande vantagem é obter bastante espaço interno mesmo usando menor área de superfície do que uma residência convencional.

Ao todo, são comercializados seis tipos de kits de construção. Há casas de um, dois e até três andares. Os modelos variam em cor, tamanho e até em funcionalidade – é possível comprar, por exemplo, peças resistentes a terremotos, tempestades e incêndios. 

Os preços e mais detalhes você encontra no site EconOdome.

Confira abaixo alguns modelos:

- Publicidade -