- Publicidade -
resort energia das marés
Imagem: Margot Krasojević Architects

Um resort futurístico que, ao mesmo tempo, é uma usina de produção de energia renovável. Este é o projeto “Resort de Energia Hidrocinética” do escritório Margot Krasojević Architects desenhado para a costa noroeste da Escócia. A ideia é que o espaço combine turismo com geração energética das marés.

- Publicidade -

O “resort hidrocinético” é projetado para ser estruturado em uma plataforma flutuante feita de aglomerados de colunas ocas hexagonais, semelhantes a balastros, que abrigam turbinas reversíveis duplas verticais e que podem aumentar a área do resort. A forma das turbinas é inspirada nas costas rochosas vulcânicas de basalto, criando diferentes níveis de altura e piscinas rochosas fechadas – elas são ocas, permitindo que a água do mar entre à medida que a maré sobe para girar as turbinas para gerar eletricidade.

A estrutura oca aberta tem as características de um gêiser marinho: a intenção é que a água do mar entre, forçando-a a subir por seus eixos verticais, criando pressão hidrocinética para acionar as turbinas. Este gêiser artificial é articulado a partir da estrutura principal e da paisagem, ajustando-se às condições climáticas e do mar para geração máxima de energia das marés.

A intenção é que os grupos de turbinas sejam construídos usando concreto de geopolímero marinho para resistência e massa de baixa densidade, oferecendo resiliência e movimento com danos mínimos ao tecido, desgaste ou intempéries.

Já a estrutura do resort é composta por uma estrutura de dossel, construída em aço galvanizado, resistente à ferrugem e leve, mas forte o suficiente para suportar os painéis revestidos de acrílico e policarbonato, além de uma estrutura treliçada que pode abranger grandes áreas sem a necessidade de colunas internas, proporcionando um espaço aberto flexível.

- Publicidade -

Segundo o escritório Margot Krasojević Architects, a tipologia do edifício atende às funções de resort e usina para fornecer acessibilidade ao litoral e oferecer instalações recreativas aos turistas, protegendo o habitat natural e o ecossistema. As colunas, revestidas de madeira, por exemplo, fornecem um sistema de filtragem que protege o mar dos poluentes da construção.

resort energia das marés
Imagem: Margot Krasojević Architects

Outro recurso importante a ser incorporado no edifício é o painel solar. Com imensa exposição ao sol e à luz refletida, estima-se que o resort poderia fornecer 1 MW de eletricidade para mil residências no continente escocês, ou seja, não só geraria energia para seu funcionamento como enviaria energia para a terra firme.

Ainda de acordo com os arquitetos, um dos propósitos deste projeto é usar a arquitetura para regenerar e proteger o litoral. Por enquanto, este projeto é somente um conceito – sem previsão de construção – no entanto, a arquiteta Margot Krasojević vem trabalhando em projetos diversos que envolvem a inclusão de fontes renováveis ​​de energia e tecnologia na arquitetura.

- Publicidade -

Krasojević acredita que uma estratégia de design interdisciplinar é muito importante para a arquitetura que propõe novas tipologias, que refletem nosso ambiente em constante mudança.

resort marés
Imagem: Margot Krasojević Architects
resort marés
Imagem: Margot Krasojević Architects
resort marés
Imagem: Margot Krasojević Architects