- Publicidade -

Fibra de cânhamo: material pode revolucionar a construção civil

Na Suécia, uma empresa desenvolveu um isolante de cânhamo “carbono positivo”: material captura mais gases de efeito estufa do que libera na atmosfera

Fibra de cânhamo
O primeiro material com balanço de carbono positivo. | Foto: Divulgação

Quase 40% das emissões de gases de efeito estufa relacionadas à energia provêm da construção de novos edifícios, segundo o Pnuma. Por outro lado, optar por produtos ecológicos, reciclagem de materiais ou simplesmente fazer uso de menos materiais são algumas estratégias já aplicadas para amenizar o impacto do setor da construção civil e, consequentemente, ajudar a combater o aquecimento global. É neste contexto que surge a Ekolution, uma empresa sueca que fabrica painéis de isolamento usando fibra de cânhamo.

- Publicidade -

O cânhamo é um cultivar da espécie Cannabis sativa, uma planta cultivada há séculos da qual são extraídas diversas matérias-primas. Como material construtivo, as fibras do cânhamo podem ser usadas, por exemplo, para a fabricação de tijolos e como isolamento, uma vez que são à prova de fogo. É sobretudo nesta segunda opção que a Ekolution concentra sua aposta.

Segundo a empresa, a fibra de cânhamo garante isolamento térmico e capacidade de reter o calor, o que resulta em menor consumo energético. O material também é resistente a mofo e pragas. Há ainda o aspecto saudável do uso do material que, ainda segundo a companhia, não irrita a pele nem as vias respiratórias – podendo ser usado tranquilamente em ambientes domésticos. O material é respirável, o que garante a livre circulação de ar e evita a umidade.

Carbono positivo

Uma grande vantagem da fibra de cânhamo está em seu potencial de reter carbono. A Ekolution obteve recentemente a certificação EPD (do inglês, Environmental Product Declarations), que confirma que seu produto não só é neutro em carbono como é até positivo, uma vez que é capaz de captar mais gases com efeito de estufa do que emiti-los na atmosfera.

O feito positivo é alcançado ao longo de um ciclo de 150 dias, desde a semeadura da planta até a instalação do material acabado. Isso inclui desde a redução das emissões dos gases, como dióxido de carbono, metano e óxido nitroso, até a compensação das emissões remanescentes com atividades que os absorvem, como reflorestamento, captura e armazenamento de carbono ou uso de energia renovável.

- Publicidade -

Aplicação

A Ekolution vai fornecer seus painéis isolantes de cânhamo para um centro logístico de alta tecnologia que está sendo construído em Estocolmo, capital da Suécia. O isolamento será combinado com a instalação de painéis solares bifaciais e garantirá ao edifício 100% de neutralidade de CO2, sendo, até onde se sabe, o primeiro edifício logístico do mundo a atingir este feito.

Fibra de cânhamo
O material é respirável, o que garante a livre circulação de ar e evita a umidade. | Foto: Divulgação

De acordo com o site Hemp Today, Steve Allin, diretor da International Hemp Building Association (IHBA), confirmou que o projeto é o maior edifício do mundo usando isolamento de cânhamo. “É um exemplo do potencial para os produtores de cânhamo industrial fornecerem materiais de cânhamo exclusivamente para o setor de construção”, afirmou Allin.

De fato, segundo o World Green Building Council, os edifícios verdes representarão uma oportunidade de investimento de US$ 24,7 trilhões até 2030, mas este está longe de ser o único mercado potencial para o cânhamo. A farmacêutica brasileira Remederi aponta os vários setores que podem aproveitar o valor industrial desta planta que não necessita de pesticidas para se desenvolver. Confira 5 utilidades do cânhamo industrial, listados pela companhia:

- Publicidade -

1. Semente de cânhamo: possui alto valor nutricional e fornece uma grande quantidade de proteína, tendo todos os 20 aminoácidos, ácidos graxos saudáveis, incluindo ômega-3 e ômega-6. Além disso, é rica em fibras, ferro, fósforo, potássio, cálcio, zinco, magnésio e vitamina E.

2. Óleo de cânhamo: obtido da prensa a frio das sementes, pode ser utilizado na culinária, e pode também ser utilizado para a produção de cosméticos, por exemplo, loções para o corpo, cremes, sabonetes e xampus.

3. Tecido de cânhamo: a fibra do cânhamo pode ser usada de todas as formas pela indústria têxtil, isto é, na produção de roupas, cordas e tapetes. Podendo, também, ser utilizada juntamente com algodão, seda e outras fibras, o que a torna versátil e reciclável. Além disso, o cânhamo necessita de um terço da água que o plantio de algodão.

4. Papel de fibra de cânhamo: a fibra de cânhamo produz um papel mais resistente do que a maioria que encontramos hoje. Por não necessitar de uso intensivo de produtos químicos, utiliza um método ecologicamente mais correto, pode ser colhido 10 vezes mais rápido do que o eucalipto e consome menos água. Além disso, também preserva as outras espécies de vegetais cuja madeira é transformada em celulose.

5. Descontaminação do solo: já existem comprovações de que o cânhamo absorve radiação e metais pesados do solo, incluindo chumbo, arsênio, zinco e cádmio. Já utilizado em Chernobyl para descontaminação nuclear.