decoração natural
Foto: Divulgação | Yticon

Estar em contato com a natureza pode ser também um privilégio de quem vive nas cidades. Aliás, é possível trazer a natureza para ambientes internos, garantindo bem-estar, reduzindo o estresse e a ansiedade, e melhorando a disposição e criatividade.

Uma pesquisa avaliou o impacto da arquitetura biofílica em 7,6 mil postos de trabalhos em 16 países. Desenvolvido Interface, o estudo O Impacto Global do Design Biofílico no Ambiente de Trabalho,  revelou que a que a biofilia (termo descrito nos anos 80 pelo biólogo americano Edward Osborne Wilson, como “amor às coisas vivas”) em ambientes de escritório aumenta em 6% a produtividade, 15% a sensação de bem-estar dos ocupantes e 15% a criatividade.

plantas em casa
Foto: Brina Blum | Unsplash

Para ajudar quem quer trazer mais beleza e garantir o bem estar em ambientes internos, a arquiteta Cristina Cardoso, responsável pelos apartamentos decorados do Grupo Yticon,  tem algumas dicas importantes para aproveitar ao máximo o potencial da decoração natural, seja em casa ou no ambiente de trabalho – lugares que tem se misturado com o aumento da prática do home office.

Com criatividade, podemos inserir flores, folhas e plantas para trazer mais vida aos ambientes e melhorar a qualidade do ar. Além das flores a escolha das cores e peças de decoração também contribuem para deixar qualquer espaço mais bonito e aconchegante.

Dicas de decoração natural

plantas que limpam o ar
Foto: iStock

Plantas e flores naturais

As plantas e flores naturais têm o papel criar um ambiente mais alegre e fresquinho. Seja dentro ou fora de casa, elas ajudam a renovar o ar, a manter a umidade, além de serem bonitas e perfumadas. “Nas varandas, a dica é investir em vasos de diferentes alturas, preferencialmente feitos em cerâmica, que mantêm por mais tempo a umidade da terra, ajudam a filtrar o sol e levam frescor para dentro de qualquer lugar”, explica Cristina.

As flores e plantas também ajudam a manter o ambiente mais fresco – ideal para os dias mais quentes – e conferem muito estilo a qualquer cômodo. Por isso, para deixar a sala de estar ainda mais sofisticada, o uso de vasos é uma excelente opção.

flores varanda
Foto: Jacqueline O’Gara | Unsplash

Já nos quartos, pensando no aconchego, vários estudos comprovam que há flores e plantas que podem auxiliar até mesmo na qualidade do sono e deixar seu espaço particular mais relaxante, além de bonito. “Ter uma boa noite de sono é essencial e algumas plantas têm efeito direto no humor e na qualidade do ar”, ressalta a arquiteta.

Decoração

Na decoração, nem sempre é fácil mudar a cor de um sofá, por exemplo. No entanto, capas de almofadas, roupas de cama e alguns objetos podem ser um bom caminho para mudar a cara de um ambiente. “As mantas de tricô e pelegos dão lugar ao algodão, com estampas floridas e suaves. Com criatividade, é possível transformar a casa de acordo com a temporada sem gastar muito”, exemplifica a arquiteta.

Nesse sentido, quando possível, a recomendação é também substituir ou retirar os tapetes do ambiente para deixar o piso mais arejado. “Seja porcelanato, vinílico ou laminado de madeira, pode-se colocar tapetes menores, de tecidos mais finos e naturais para que o ambiente fique mais aconchegante”, diz Cristina.

minimalismo dicas
Foto: Neonbrand | Unsplash

Cheiros e aromas

Grande parte das famílias têm aquela receita gastronômica clássica ou aquele perfume característico que transporta todos para momentos festivos. Então, por que não trazer esse perfume para a decoração? Entram nessa lista, a canela ou a baunilha, o cheiro de pinheiro fresco ou as flores que decoram a casa. Outros aromas refrescantes, como ervas frescas da horta, também podem ser usados, como alecrim, louro e limão. “Essas ervas são aromatizadores naturais de ambiente. Velas e sachês também são opções para ambientar o lar com o clima da primavera”, conta a arquiteta.

plantas janela
Foto: Pixabay

Jardins em apartamentos

Saber organizar a decoração de uma pequena área verde em apartamentos pode trazer para um ambiente pequeno a sensação de um espaço maior e mais natural. Para quem tem uma varanda ou mora em apartamentos térreos com área externa, é possível inclusive realizar o cultivo de gramas e forrações verdes.

Esta opção, no entanto, deve ser pensada com cuidado. “Algumas se desenvolvem melhor em sol pleno, então, se houver muitas árvores ou regiões sombreadas por muros – ou até mesmo a sombra projetada do próprio edifício na maior parte do dia -, o ideal é dar preferência a forrações de sombra, como heras, grama amendoim, entre outras”, explica.

flores na varanda
Foto: Artur Aleksanian | Unsplash

Para quem não tem áreas externas, existem uma série de plantas que se desenvolvem muito bem em vasos, nas mais variadas condições. Pesquise e coloque mais verde em cada cantinho!

Plantas secas

Aos poucos, as plantas secas e desidratadas foram conquistando um espaço especial na decoração dos ambientes. Ao combinar beleza, durabilidade e quase nenhuma necessidade de cuidado com manutenção, os arranjos secos garantem um visual bucólico e rústico.

decorar apartamento pequeno
Foto: Katsia Jazwinska | Unsplash

“Esses arranjos são plantas naturais que passaram por um processo de desidratação, perderam toda a sua água e não se deterioram tanto com o passar do tempo. Os arranjos secos são uma alternativa interessante de introduzir elementos naturais ao lar de forma duradoura e sem a necessidade de manutenções”, conta Cristina.

Horta caseira

Ter um espaço, nem que seja pequeno, para plantar e cultivar seus próprios alimentos é uma ótima ideia, que pode auxiliar numa alimentação mais saudável e prática. Juntando o útil ao agradável, o cultivo de ervas na cozinha ou na sacada – com a criação de pequenas hortas – se torna uma excelente ideia e alternativa sustentável. Essa é uma alternativa simples, de investimento baixíssimo, mas que traz inúmeros benefícios à estética do ambiente e saúde da família.

horta caseira
Foto: Divulgação | Yticon

Banheiros

Por fim, para os banheiros e lavabos, onde dificilmente há forte incidência de luz, existem plantas que conseguem se adaptar mais facilmente nesses lugares. As plantas naturais dão um toque especial a esse ambiente, trazendo mais cor, perfume e frescor.

orquidea
A orquídea mariposa é uma das plantas que gosta do ambiente úmido dos banheiros. Foto: Pixabay

As plantas naturais desidratadas, ainda de acordo com a arquiteta, são ótimas opções para quem quer manter a aparência mais natural sem se preocupar com os cuidados, regas e limpeza do local. “Nessa opção, podem ser adicionadas essências de qualquer aroma, o que deixa o ambiente perfumado e sem o cheiro forte de produtos de limpeza”, finaliza a arquiteta.