flores na varanda
Foto: Artur Aleksanian | Unsplash
- Publicidade -

Por Casa.com.br

A varanda naturalmente é um lugar de contemplação. Um ambiente para relaxar no fim de tarde, ler um livro, reunir-se com a família e bater um papo. Flores e plantas combinam perfeitamente com a decoração de um lugar tão afetivo, trazendo cores e perfumes.

Mas é importante entender quais são as principais espécies para esse tipo de local, tanto para a saúde plena das plantas quanto para criar composições harmoniosas.

- Publicidade -

“Estar atento às condições do local também são fundamentais para não agredir as flores: observar as condições de luz, circulação de vento e entender sobre sua manutenção são aspectos importantes para florescer ainda mais o seu jardim na sacada”, explica Juana Martinez, florista parceira da Flores Online.

flor varanda
Foto: Jacqueline O’Gara | Unsplash

A seguir, confira uma seleção de flores para cultivar na varanda:

Gerânio

Foto: Eric Hunt | Wikimedia Commons

São plantas com flores bem atraentes, de cores fortes e vivas, que combinam muito com o cenário de uma varanda. De fácil cultivo e aroma agradável, elas também são muito resistentes e florescem no verão. (Veja como cultivar e cuidar de gerânios)

Petúnias

Foto: Pixabay | Heidi Hanson

Com altura que varia entre 30 a 50 centímetros, as petúnias crescem formando aglomerados, o que é ideal para colocar em vasos na varanda. As flores podem ser de bordas lisas ou onduladas, todas belíssimas. Além disso, têm um aroma marcante.

Zinnia

Foto: Maxpixel

Flor que se destaca no ambiente, medindo entre 15 a 90 centímetros de altura. A zinnia é uma flor grande, de cor amarela intensa com centro laranja, embora também possa ter outras cores. É conhecida por atrair borboletas.

Orquídeas

Foto: Pixnio | Bicanski

As famosas orquídeas possuem diversas formas, tamanhos e cores, o que casa perfeitamente com a abertura de uma varanda. Na natureza, elas se propagam e se reproduzem basicamente por sementes, e florescem até três vezes ao ano.

Ametista

Foto: Pxfuel

Eternizada em Teresinha de Chico Buarque, a ametista se caracteriza por florescer durante o ano todo, além de ser resistente ao vento e ao frio. E suas folhas são perfumadas.

A florista Juana Martinez ainda destaca que “preencher um ambiente com a vida das plantas tem o poder de nos pacientar, reduzindo nosso stress além de respirarmos um ar mais puro envolto a muita aurora”.

- Publicidade -