google mudanças climáticas
Foto: Pixabay
- Publicidade -

Todos os dias, milhões de pessoas em todo o mundo acessam o Google para obter informações sobre mudanças climáticas e sustentabilidade. Agora, quando os usuários pesquisarem por “mudanças climáticas”, encontrarão informações oficiais das Nações Unidas em 12 idiomas – incluindo o português.

Além dos resultados de pesquisa orgânica, o Google está apresentando painéis informativos e visuais curtos e de fácil compreensão sobre as causas e efeitos das mudanças climáticas, bem como ações individuais que as pessoas podem realizar para ajudar a enfrentar a crise climática.

google mudanças climáticas
Image: Divulgação | Nações Unidas

Em comunicado enviado à imprensa, a Organização das Nações Unidas afirmou que “a desinformação é tão difundida nos dias de hoje que ameaça o progresso e a compreensão em muitas questões centrais, incluindo o clima. A necessidade de informações precisas e baseadas na ciência sobre um assunto como as mudanças climáticas estarem no topo das pesquisas, portanto, nunca foi tão grande”.

- Publicidade -

Em seu relatório de 2021, intitulado Nossa Agenda Comum, o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, pediu o combate à “infodemia” da desinformação que assola o mundo e propôs a introdução de um código de conduta global que promova a integridade nas informações e fatos públicos, bem como a ciência no discurso público.

Para o Google, os recursos de pesquisa fazem parte de um esforço maior para criar produtos e ferramentas que capacitam as pessoas a entender melhor e limitar seu impacto ambiental pessoal.

google sustentabilidade
Foto: Shiwa Id | Unsplash

“O interesse global de pesquisa em ‘como ser sustentável’ atingiu um recorde histórico este ano”, disse Chris LaRosa, gerente sênior de produtos, quando o recurso de pesquisa climática foi lançado pela primeira vez em três idiomas em outubro passado. “No Google, acreditamos que a tecnologia tem um papel crucial a desempenhar em um futuro livre de carbono, e queremos ajudar as pessoas a fazer escolhas mais sustentáveis todos os dias.”

Após as versões em inglês, francês e espanhol lançadas no ano passado, o conteúdo climático da ONU agora é apresentado na Pesquisa Google também em português, árabe, chinês, indonésio, italiano, japonês, russo, tailandês e vietnamita.

google mudanças climáticas
Foto: Pixabay

LEIA MAIS:

- Publicidade -