Revestimento de musgo traz cores e texturas naturais para decoração

Revestimento é feito de musgo natural preservado cultivado à mão e não precisa de rega ou manutenção

azulejo musgo
Foto: Divulgação | Castelatto

O design biofílico busca maneiras e elementos que possam reconectar as pessoas com a natureza. E, seguindo esta tendência, chega ao Brasil o Moss, um revestimento de parede composto por musgo natural preservado, cultivado à mão, originário da Escandinávia.

O Moss é um musgo natural preservado. Seu cultivo segue uma antiga tradição local e a colheita é feita à mão, de forma sustentável. Após colhido, o musgo passa pelo processo de preservação

Segundo a Castelatto, empresa que trouxe à novidade ao país, o revestimento de parede com musgo natural é sustentável e de fácil manutenção, dispensando regas e podas e pode ser limpo com o uso de um espanador. A empresa alerta, no entanto, que Vale ressaltar que o Moss é sensível a intempéries de tempo e que pode ser utilizado em ambientes internos ou externos, desde que protegido do sol e da chuva.

Disponível nas cores Verde Bosque e Verde Tropical, e em três formatos distintos, o revestimento Moss pode ser combinado com outros revestimentos da Castelatto, possibilitando assim, paginações criativas e repaginações práticas, que introduzem a natureza aos espaços construídos.

De acordo com a empresa, essas soluções além de desviarem das alternativas convencionais de decorar com vasos e cachepôs, são formas inovadoras de aproveitar a afinidade com o meio ambiente, para especificar ambientes saudáveis que aumentam a produtividade e o bem-estar físico e mental das pessoas.

“A paixão pelo Moss surgiu no momento em que vi a possibilidade de unir a beleza da natureza à rotina atribulada do mundo moderno”, ressalta Gabriel Bertolacci, presidente da Castelatto.

A aplicação do revestimento Moss é prática e simples. Para os novos projetos, a indicação é a que a colocação seja feita por um profissional, e para quem já possui uma parede com produtos da marca, basta retirar algumas peças, aplicar silicone atrás do Moss e substituir as peças retiradas.

Entre as vantagens do azulejo de musgo, a fabricante destaca a durabilidade, resistência a variações de temperatura e propriedades de isolação acústica. O design biofílico também é reconhecido por alijar a aliviar o stress e melhorar a produtividade no ambiente de trabalho.

O revestimento deve ser aplicado em superfícies planas, preferencialmente sobre o emboço (reboco) para sua melhor aderência e fixação.