- Publicidade -

Calor no escritório? Este coworking repleto de plantas é um oásis urbano

Premiado projeto arquitetônico prova que é possível criar um ambiente de trabalho agradável e tranquilo

coworking plantas
Fachada principal no pátio. | Foto: Infinitive Architecture

Um espaço formado por áreas abertas e verdes compōe um premiado projeto arquitetônico de coworking na cidade de Ho Chi Minh, no Vietnã. O conjunto de escritórios é um respiro em meio ao concreto da cidade.

- Publicidade -

Aplicando o design bioclimático e uso de materiais naturais, a empresa Infinitive Architecture projetou o “The Vibes”. Além de espaços compartilhados de trabalho, o local é um centro multifuncional aberto a workshops, eventos culturais, educacionais, de palestras e de encontro.

coworking plantas
Fachada Frontal. | Foto: Infinitive Architecture

Desde o portão ao jardim do pátio (antes de chegar ao lobby de entrada), a sensação de transição para um oásis tranquilo vai aumentando gradualmente. O caminho sombreado ajuda a filtrar o ruído externo. Ao chegar ao pátio, a área é silenciosa o suficiente para ouvir os pássaros, as cigarras e o som do vento na cortina de bambu da fachada.

coworking plantas
Vista do pátio para o bloco traseiro. | Foto: Infinitive Architecture

Ao adentrar no coworking as plantas estão por todos os lados: no chão, suspenso verticalmente e também nas paredes ​​Os espaços verdes em diferentes níveis estão todos ligados de uma forma que incentiva as pessoas a explorar os pisos superiores do pitoresco cenário.

Todos os espaços são ventilados naturalmente. Simultaneamente, as áreas de trabalho obtêm luz natural a partir das enormes intersecções com o exterior. Um exemplo é o vidro que está envolto no edifício e fica “escondido” pela película de bambu na fachada, o que, por sua vez, reduz a maior parte da radiação térmica e ajuda a minimizar o consumo de energia que seria gasto com iluminação ou ar condicionado.

- Publicidade -
coworking plantas
Vista do jardim do pátio para o bloco frontal. | Foto: Infinitive Architecture

As plantas trepadeiras e suspensas, por vezes, também funcionam como divisórias de espaço em salões e corredores abertos. Já o movimento e os efeitos sonoros, produzidos pela oscilação da tela de bambu, conferem aos espaços um ambiente tranquilo e acolhedor para trabalhar. O design arejado dos espaços públicos e a diversidade de áreas abertas ainda incentivam atividades ao ar livre.

coworking vietna
Espaço de restaurante. | Foto: Infinitive Architecture

Além do bambu e das plantas, o edifício é composto por estrutura da aço e tijolos autoclavados. Para melhorar o microclima, a empresa projetou superfícies externas de forma a minimizar a absorção e a irradiação da energia solar de volta para os espaços externos. O pátio e as superfícies do jardim na cobertura possuem grama, um recurso de água e agregado de pedra britada sobre geocélulas (estruturas tridimensionais que permitem o confinamento de materiais como agregados, concreto ou solo), com concreto fino ou passarelas de pedra quando necessário.

Segundo o escritório Infinitive Architecture, responsável pelo projeto, a união dos materiais escolhidos aliada a uma grande densidade de vegetação confere ao edifício uma temperatura confortável. O projeto arquitetônico ficou com a medalha de prata nas categorias “Arquitetura/Vida Sustentável/Verde” do International Design Awards 2024.

- Publicidade -
coworking plantas
Foto: Infinitive Architecture
coworking plantas
Vista do átrio. | Foto: Infinitive Architecture
coworking plantas
O terraço paisagístico do coworking. | Foto: Infinitive Architecture
coworking plantas
A cascata do jardim suspenso. | Foto: Infinitive Architecture
coworking plantas
Átrio da escada. | Foto: Infinitive Architecture
coworking vietna
Foto: Infinitive Architecture
coworking vietna
Espaço de trabalho. | Foto: Infinitive Architecture
coworking
Foto: Infinitive Architecture