- Publicidade -
cultivo vertical
A agricultura vertical fornece produtos frescos em áreas com pouca produção de alimentos. | Foto: Area 2 Farms

A pandemia de Covid-19 impulsionou o crescimento do trabalho remoto e nem mesmo o fim das restrições de isolamento barraram a tendência. Tal mudança gerou um esvaziamento de prédios em áreas comerciais. Nos Estados Unidos, por exemplo, quase 20% dos escritórios estão vazios. Essa realidade estimulou a empresa “Area 2 Farms” a começar a ocupar os prédios com o cultivo indoor e vertical de alimentos.

- Publicidade -

O cultivo em espaços fechados tem ganhado força no país. Startups do Vale do Silício apostam nesse tipo de agricultura que depende de luzes artificiais, temperaturas reguladas e que prometem abastecer, ao menos parcialmente, a necessidade das residências urbanas.

No caso da empresa Area 2 Farms, a técnica agrícola está sendo estabelecida no Condado de Arlington, no estado da Virgínia – onde as taxas de vacância de escritórios atingiram 23,7% no primeiro trimestre de 2023.

cultivo vertical
Foto: Area 2 Farms

A companhia desenvolveu um sistema automatizado batizado de Silo, que imita o ritmo circadiano natural de uma planta. O maquinário move-se automaticamente, reduzindo o trabalho que geralmente acompanha os métodos de cultivo vertical, como subir e descer escadas.

Além da tecnologia, o método de cultivo foi instalado facilmente sem que o edifício existente – que antes abrigava uma fábrica de papel e depósito – precisasse ser modificado. O fato de escritórios já terem sistemas de climatização também facilita o processo de conversão.

- Publicidade -

Cultivo livre de agrotóxicos

A Area 2 Farms é fundada por dois jovens, Tyler Baras e Nate Arias. A dupla produz verduras, tubérculos e microgreens sem pesticidas e herbicidas. Os alimentos são comercializados por assinaturas de cestas semanais – atualmente mais de 100 famílias locais recebem o pacote de alimentos.

Os itens são colhidos no auge da maturação e entregues em 24 horas aos clientes que moram a menos de 16 quilômetros de distância. Embora não possa substituir métodos mais tradicionais, a agricultura vertical fornece produtos frescos em áreas com pouca produção de alimentos ou acesso a alimentos saudáveis.

cultivo vertical
Foco é produzir alimentos locais, frescos e sazonais. Foto: Area 2 Farms

A Area 2 Farms planeja construir, ainda este ano, um modelo similar na Union Station, a principal estação ferroviária da cidade de Washington, D.C., capital dos EUA.

- Publicidade -

Além desta, uma matéria do site Modern Farmer joga luz para outras companhias norte-americanas que estão no mesmo caminho de ocupar escritórios vazios para o cultivo indoor nas cidades. É o caso, por exemplo, da canadense AgriPlay – que tem usado escritórios abandonados em todo o Canadá para escalar sua produção de mais de 150 safras, algo pouco comum no cultivo vertical.