- Publicidade -

Usina nuclear abandonada é transformada em parque de diversões na Alemanha

Hennie Van der, empreendedor holandês construiu o Wunderland Kalkar, um Parque de Diversões projetado em um reator nuclear abandonado em 1995, na cidade de Kalkar, Alemanha. O local transformado atrai mais de 600 mil pessoas por ano.

Wunderland Kalkar é um Parque de Diversões único. O parque foi construído em um reator nuclear abandonado em Kalkar, Alemanha. Foi o empreendedor holandês, Hennie Van der, que transformou a planta do reator nuclear em um parque de diversões, no ano de 1995. Até hoje o Wonderland Kalkar é visitado por mais de 600 mil pessoas por ano.

- Publicidade -

O parque tem cerca de 40 brinquedos para crianças e adultos incluindo montanha-russa, "Flying Carrousel", a viagem vertical "Jumping Star", o "barco de Kernie," a roda-gigante e um hotel capacidade para 400 hóspedes.

Entre as características mais interessantes do parque estão o passeio “swing ride”, criado no interior das instalações de refrigeração do reator, e a parede de escalada em suas paredes externas. A atração pesa 25 toneladas e tem 58m de altura em sua torre que se projeta sobre a borda e um parque infantil com dez atrações diferentes. Além disso, chairoplanes, quad bikes, karts e outros brinquedos divertidos completam a diversão de toda a família.

A construção da usina nuclear de Kalkar começou em 1972, mas foi constantemente adiada devido às dificuldades técnicas e protestos daqueles preocupados com a segurança da produção de energia nuclear. Quando foi concluída, mais de dez anos depois, as autoridades decidiram abandonar o projeto, e o complexo de US$ 4 bilhões foi desmontado em menos de uma década.

Em 1986, após o desastre de Chernobyl, o SNR-300 – o primeiro reator nuclear rápido regenerador na Alemanha foi abandonado. A planta nunca entrou em pleno funcionamento, e em 1991, o projeto foi oficialmente cancelado.

- Publicidade -

O edifício totalmente inutilizado, é, essencialmente, um dos mais caros “lixos” do mundo. Um dos fatos mais surpreendentes sobre o reator não utilizado é o seu custo, que seria suficiente para construir  "20 mil casas de 200 mil euros". O seu tamanho também chama a atenção. A área total da construção é equivalente a 80 campos de futebol de grande porte, além disso, a quantidade de fios utilizados seria suficiente para dar a volta ao globo inteiro duas vezes.

Em 1995 o empresário holandês comprou o que restava da planta por € 2,5 milhões e conseguiu transformá-la em um parque de diversões rentável, visitado anualmente por mais de 600 mil pessoas, e que atualmente emprega 550 funcionários na alta temporada. Máquinas de sorvete e de batatas-fritas são gratuitos neste parque familiar.

- Publicidade -

O SNR-300 foi projetado para usar o plutônio como combustível e ser refrigerado por sódio, para fornecer 327 megawatts de energia. Ainda era uma tecnologia muito nova na época, mas o governo alemão estava determinado a limitar a importação de energia e, como o fornecimento de urânio na Alemanha era limitado; uma instalação para usar os recursos limitados de forma eficiente era necessária. Com informações de World Must be Crazy e Amusing Planet.

Redação CicloVivo

Siga as últimas notícias do CicloVivo no Twitter