- Publicidade -

Tecnologia permite que fogão a lenha gere energia para carregar celular

A empresa norte-americana BioLite desenvolveu um fogão a lenha capaz de transformar a energia termoelétrica da queima da madeira em eletricidade, para ligar um ventilador ou então recarregar um celular.

Tecnologia-permite-que-fogão-a-lenha-gere-energia-para-carregar-celular
Tecnologia-permite-que-fogão-a-lenha-gere-energia-para-carregar-celular

O Fogão Foguete é uma tecnologia criada especificamente para países em desenvolvimento e comunidades afastadas dos centros urbanos que dependem da queima da madeira para cozinhar. A criação, da empresa BioLite tem a sua essência parecida com um fogão a lenha tradicional, mas que foi desenvolvida para evitar a inalação da fuligem.

- Publicidade -

Conforme informações da organização, criada por dois americanos dispostos a ajudar a acabar com parte dos problemas do mundo, Alexander Drummond e Jonathan Cedar, os fogões a lenha são usados por três bilhões de pessoas em todo o mundo. A população que faz uso deste produto está constantemente exposta a gases tóxicos, que com o passar do tempo podem originar doenças respiratórias e até mesmo o câncer.

Para reverter essa situação a dupla pensou no Fogão Foguete, que possui uma saída de ar que direciona a fumaça para fora da residência. Além disso, o formato e todos os cuidados tidos com o isolamento térmico do fogão o tornam mais eficiente que os modelos tradicionais.

Com o desenvolvimento da tecnologia foi possível expandir esse benefício também para a produção de energia limpa. O fogão ganhou um sistema que transforma a energia termoelétrica, obtida pela queima da madeira, em eletricidade. A energia é suficiente para fazer um ventilador funcionar, que pode reduzir ainda mais a quantidade de fuligem, ou também pode ser usada para manter uma lâmpada de LED ou recarregar um celular.

A tecnologia foi pensada, principalmente, para os países africanos, mas também pode ser aplicada em qualquer nação em desenvolvimento ou para pessoas que gostam de manter o jeito tradicional de cozinhar em suas casas de campo ou em acampamentos.

- Publicidade -

Redação CicloVivo