- Publicidade -

Panela inspirada em foguetes gasta 28% menos energia que modelos tradicionais

Os benefícios que a novidade pode trazer à cozinha vão além da rapidez, já que quanto mais ágil foi o cozimento, menos energia será gasta.

Cozinhar quando se está com pressa pode parecer uma eternidade. Mas, no que depender do doutor em engenharia pela Universidade de Oxford, Thomas Povey, essa ansiedade e espera podem ser um pouco menores. O cientista desenvolveu uma panela que aquece e cozinha os alimentos de maneira muito mais eficaz e rápida.

- Publicidade -

A inspiração veio das espaçonaves. O Dr. Povey é um especialista em motores a jato e foguetes. Assim sendo, ele aproveitou algumas técnicas usadas para gerir e transferir o calor do motor na criação da panela Flare.

Os benefícios que a novidade pode trazer à cozinha vão além da rapidez, já que quanto mais ágil foi o cozimento, menos energia será gasta. De acordo com o pesquisador, o modelo chega a ser 34% mais eficiente que as panelas tradicionais. Cozinhar um ovo, uma tarefa em que são gastos normalmente seis minutos, pode levar apenas um minuto.

O corpo da Flare é feio em alumínio e as alças são de aço inoxidável, para evitar o superaquecimento. A grande diferença entre esta panela e os modelos tradicionais são as ondulações presentes em suas laterais. Elas tornam o aproveitamento do calor muito mais eficaz.


Foto: Divulgação

- Publicidade -

O modelo funciona melhor com fogões a gás, mas ele também pode ser usado em fogões elétricos, cerâmica ou halógenos. A economia em termos de energia chega a 28%.

A ideia já foi comprada por uma marca britânica de panelas e está disponível para compras pela internet. No entanto, o preço é um pouco salgado, variando de R$ 151 a R$ 256.

Redação CicloVivo

- Publicidade -