- Publicidade -

ONG busca doações de Nota Fiscal Paulista para combater a fome em SP

A organização está em busca de parcerias com estabelecimentos comerciais que possam mobilizar clientes para que doem os créditos das notas fiscais.

As notas fiscais podem se transformar em agentes do combate à fome e ao desperdício de alimentos na cidade de São Paulo. Para isso, a associação civil Banco de Alimentos está intensificando a captação de recursos via programa Nota Fiscal Paulista.

- Publicidade -

A organização está em busca de parcerias com estabelecimentos comerciais que possam mobilizar clientes para que doem os créditos das notas fiscais. A ONG está cadastrada na Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social (SEADS), sob o número 6774/2009, e pode se beneficiar dos créditos de ICMS gerados pelas notas fiscais doadas. Para conseguir o aporte, basta que o Banco de Alimentos angarie notas fiscais sem a identificação do CPF ou CNPJ.

De acordo com Luciana Chinaglia Quintão, fundadora e presidente da ONG, a parceria com estabelecimentos comerciais é efetivada de duas formas: com a instalação de uma urna próxima aos caixas ou com a doação de notas fiscais que podem ser separadas em um envelope. “Podemos seguir a logística mais adequada ao parceiro”, afirma. As notas doadas passam a ser retiradas no início de cada mês pela equipe da ONG. A organização tem até o dia 20 do mês subsequente à emissão do cupom para cadastrar as notas fiscais no sistema da Secretaria da Fazenda. “Essa é uma importante fonte de captação de recursos do Banco de Alimentos e uma forma de engajar toda a sociedade no combate à fome”, afirma Luciana, acrescentando que desde a adesão, em 2012, a organização já cadastrou mais de 900 mil notas fiscais – o equivalente a R$ 383.381,96.

Segundo dados oficiais da Secretaria da Fazenda, o programa Nota Fiscal Paulista devolve 30% do ICMS efetivamente recolhido pelo estabelecimento aos consumidores. Na prática, o programa é um incentivo para que o consumidor exija do estabelecimento comercial o documento fiscal.

Segundo Alessandro Cochetti, diretor de Comunicação do Banco de Alimentos, o consumidor pode, também, ajudar diretamente a organização com a doação de cupons fiscais. “Para os que querem colaborar, basta enviar as notas fiscais sem CPF ou CNPJ diretamente para a sede do Banco de Alimentos. Com isso, podemos cadastrar as notas em nome da organização”, afirma, ressaltando que o envio para a ONG deve ser feito até o terceiro dia útil do mês seguinte à compra. O endereço de envio de notas fiscais é Rua Atibaia, 218, Pacaembu, São Paulo, CEP 01235-010.

- Publicidade -