- Publicidade -

Naomi Campbell ganha casa autossustentável na Turquia

Naomi Campbell recebeu do namorado, Vladislav Doronin, uma oferta para construir uma casa na Ilha Playa de Cleopatra na Turquia. A Eco-Casa Horus foi projetada pelo arquiteto Luis de Garrido para ser completamente autossuficiente em energia e água.

A modelo britânica Naomi Campbell recebeu de seu namorado russo, bilionário, Vladislav Doronin, como presente de seu 41º aniversário, uma oferta para construir uma casa de férias que tem a forma do Olho egípcio de Horus, em um local conhecido como Ilha Playa de Cleopatra, no Golfo de Gökova, Turquia.

- Publicidade -

O olho de Hórus, um antigo símbolo egípico, simboliza proteção, poder real e boa saúde. Tudo sobre esta casa conceito é um sonho: seu microclima confortável, seu fluxo constante de ar, luz e calor, quando necessário, e o paisagismo superior.

O arquiteto espanhol Luis de Garrido, especialista em construção sustentável, projetou a Eco-Casa Horus para ser completamente autossuficiente em energia, água e alimentos. Tal como acontece com seus outros projetos, ele se baseou em um cuidadoso projeto bioclimático para resolver os desafios de eficiência. A casa possui 25 quartos, cinco lounges e um terraço interior ajardinado.

O contorno preto que compõem a maior parte do projeto do ‘olho’ é feito inteiramente por painéis fotovoltaicos, que trabalham em combinação com um sofisticado sistema geotérmico, para fornecer toda a energia necessária para a casa.

A parte principal é uma cúpula de estrutura de aço maciça revestida em painéis de vidro acetinado. Esta casa recebe ar, luz e calor durante todo o ano. O que dispensa conexões elétricas para fornecer aquecimento ou resfriamento.

- Publicidade -

Devido ao material selecionado, as paredes respiram continuamente permitindo uma ventilação natural sem perda de energia. As janelas superiores do pátio central evitam a perda de ar quente do centro da habitação.

O calor gerado por meio do efeito estufa e pelo aquecimento é armazenado nos quadros e paredes de suporte, que têm uma inércia térmica elevada e mantêm a casa quente durante a noite e dia, com o mínimo de consumo energético.

Durante o inverno a casa inteira funciona como uma estufa, uma vez que a radiação solar atinge o anel de vidro interior, além do uso da energia geotérmica.

- Publicidade -

A radiação solar direta alcança a mais remota parte da casa, iluminando-a naturalmente. Pisos de vidro permitem que o sol penetre todo o caminho para o porão. O efeito estufa poderia ser sufocante, mas não é. Graças às claraboias inclinadas e o paisagismo, que bloqueiam o ganho solar excedente. No verão a casa consegue ficar fresca sem a necessidade de usar ar condicionado. O ar flui através de todos os cômodos, resfriando-os em seu caminho.

O projeto também apresenta cisternas para colheita de água da chuva. E as águas residuais são tratadas em um sistema biológico local.

Um representante da empresa do arquiteto Garrido observou que a estrutura não é "uma casa cara, em comparação com o nível deste tipo de construção. Ou seja, podemos demonstrar que um edifício completamente sustentável [pode] ser muito barato, e também que um edifício autossuficiente pode ser obtido por um custo adicional não muito maior (devido a um projeto bioclimático bem estudado)."

A ilha tem sido destino turístico no Golfo de Gökova desde os tempos romanos antigos. A areia na Praia de Cleópatra é dita ser excepcional, e diferente de outras praias próximas. A lenda local conta que Mark Antony importou a areia especialmente para a própria Cleópatra, que não colocava os pés em qualquer terra que não fosse egípcia. Com informações do CNBC.

Redação CicloVivo

Siga as últimas notícias do CicloVivo no Twitter