- Publicidade -

Marginal Pinheiros tem plantio coletivo para comemorar Dia da Árvore

Nesta ação será plantada uma Floresta de Bolso, na área de Mata Ciliar em frente à estação Pinheiros da CPTM.

Foto: Diego Torres Silvestre/Flickr

Nada melhor do que comemorar o Dia da Árvore plantando, não é mesmo? Para deixar esta data ainda mais especial, o coletivo Novas Árvores Por Aí, junto com a Secretaria de Verde e Meio Ambiente de São Paulo, organizaram um plantio coletivo nas margens do Rio Pinheiros.

- Publicidade -

A ideia é começar uma revolução nos arredores de um dos rios mais importantes da capital paulista. Com a ajuda do botânico Ricardo Cardim, nesta ação será plantada uma Floresta de Bolso, na área de Mata Ciliar em frente à estação Pinheiros da CPTM.

Para Nik Sabey, idealizador do Novas Árvores Por Aí, esta é a realização de mais um sonho. “Quem nunca passou pelas marginais do Rio Jurubatuba (hoje conhecido como Pinheiros) e não ficou com vontade de fazer algo pelo rio? Quem nunca quis águas limpas e um grande parque beira rio? Acho que plantar nas margens do rio é a realização de um sonho, um sonho sonhado por uma cidade inteira”, comentou.

As mudas que serão usadas no plantio são todas nativas da Mata Atlântica e ideais para composição de mata ciliar, ou seja, são plantas que colaboram com a manutenção do próprio rio.

Segundo Nik, serão de 120 a 160 árvores, entre elas: figueira, ingá, embaúba, juçara e jerivá, que aliás tem um histórico com o Rio Pinheiros pouco conhecido. “O rio antigamente se chamava Jurubatuba, que significa: lugar com muito jerivá”, explicou o plantador. Hoje, infelizmente as margens possuem poucas ou quase nenhuma árvore. Mas, isso pode mudar.

- Publicidade -

Como participar?

Para que o plantio seja bem-sucedido, a participação dos voluntários é essencial. Apesar de ser no meio da semana, em horário comercial, e ter alguns agravantes de acesso, os idealizadores convidam todos a participarem. Para chegar ao local do plantio é preciso entrar pela ciclovia da marginal, onde o acesso mais próximo é na Estação Cidade Universitária e é feito somente por quem estiver pedalando, não é possível entrar na ciclovia a pé.

Mais informações:

- Publicidade -

A ação acontece no próprio dia 21 de setembro (quarta-feira), entre as 11h e 15h. Para participar não é necessário se inscrever ou levar equipamentos, basta chegar ao local do plantio, com muita vontade de tornar São Paulo uma cidade mais verde.

Clique aqui para acessar a página do evento no Facebook.

Redação CicloVivo