Inicio Tecnologia Israel testa estrada que abastece veículos elétricos por Wi-Fi

Tecnologia

Israel testa estrada que abastece veículos elétricos por Wi-Fi

A criação israelense tem o diferencial de ser construída com baixo custo e em menos de um dia.

4 de janeiro de 2017 • Atualizado às 14 : 48

A empresa garante que a energia usada nas ruas será proveniente de fontes renováveis. | Foto: Divulgação

Israel testa estrada que abastece veículos elétricos por Wi-Fi
4.31K
1

A startup israelense Electroad desenvolveu uma tecnologia capaz de recarregar veículos elétricos enquanto eles trafegam pelas ruas e estradas. A equipe de desenvolvimento já fez testes bem-sucedidos e está prestes a instalar o sistema em uma via pública na capital de Israel, Tel Aviv.

Apesar de são ser a primeira estrada deste tipo apresentada no mundo, a criação israelense tem o diferencial de ser construída com baixo custo, podendo, inclusive, ser aplicada em pistas já existentes, com uma pequena reforma.

“Nossa tecnologia é flexível. Somente o cobre e a borracha são necessários e a implantação é rápida e fácil. Você pode adaptar um quilômetro de estrada em apenas metade de um dia”, explica Oren Ezer, CEO da companhia.

O processo de instalação começa com um raspador de asfalto, que cava uma trincheira de oito centímetros de profundidade. Um segundo veículo instala as tiras de carga de energia sem fio e preenche a trincheira de volta com asfalto. Inversores inteligentes com comunicação em tempo real são instalados nas laterais das estradas e uma bobina instalada embaixo do veículo elétrico recebe a energia transferida. Segundo os criadores, para proteger os passageiros e condutores, a radiação do processo é minimizada e concentrada localmente.

Imagem: Divulgação

Imagem: Divulgação

Antes de abrir a tecnologia para o transporte privado, a empresa quer focar seus objetivos no transporte público. Há alguns meses a companhia testou o sistema em 20 metros de estrada em Tel Aviv e, em breve, instalará também em uma rota de ônibus públicos. Se o ônibus elétrico rodar sempre em estradas equipadas com a Electroad, ele não precisa ser recarregado a partir de uma estação.

Imagem: Divulgação

Imagem: Divulgação

Como as estradas não produzem eletricidade, a empresa garante que a energia usada nas ruas será proveniente de fontes renováveis, com o intuito de manter o baixo impacto ambiental de todo o sistema.

Redação CicloVivo

 

(4305)

logo
Fechar
Abrir
logo