- Publicidade -

Havaí tem centro sustentável de recuperação e conservação da vida selvagem

A ONG Hawai’i Wildlife Center é o primeiro centro de recuperação dedicado à recuperação e conservação da vida selvagem no Havaí. O novo complexo será composto de três componentes integrados e projetados de forma sustentável.

O Hawai'i Wildlife Center (HWC), uma organização sem fins lucrativos, é o primeiro centro dedicado à recuperação e conservação da vida selvagem no Havaí. Situado em Halaula, no North Kohala, o local restaura a fauna nativa ameaçada de extinção, através de tratamento, investigação, formação, educação, ciência e programas culturais.

- Publicidade -

O novo complexo será composto de três componentes de design integrados e projetados de forma sustentável: departamento de tratamento dos animais selvagens, pavilhão de educação ao ar livre e jardim.

A estrutura criada pelo escritório de arquitetura Ruhl Walker Architects serve para cumprir a missão da organização em funcionar como uma instituição dedicada à investigação, reabilitação de animais e à educação e formação do público em geral.

O desenvolvimento formal da estrutura é baseado na arquitetura nativa da região. A fachada frontal suporta um telhado que se estende para além do prédio. A fachada anuncia a entrada através de uma grande superfície plana, verde que serve para contrastar com o tapume de fibrocimento perfurado, que protege o edifício e permite uma ventilação natural.

O HWC é dividido em duas zonas interiores que endereçam um objetivo programático diferente do centro. O pavilhão de educação fica separado das outras zonas que lidam explicitamente com o tratamento de animais, enfatizando a ambição multifacetada do centro. Adjacente ao edifício, os jardins existentes destacam as plantas nativas.

- Publicidade -

No pavilhão de educação, essas lâminas de fibrocimento são moduladas para criar uma "janela" de grandes dimensões voltadas para a rua. Por trás da fachada principal, as paredes da instalação de tratamento são revestidas de aço corrugado fabricado localmente, enquanto as paredes do pavilhão de educação são revestidas de policarbonato translúcido ondulado.

A paleta de aço corrugado, o revestimento de policarbonato e o tapume de fibrocimento são montados de tal forma a promover a ventilação natural para refrigeração. Telhados fotovoltaicos e tanques de coleção de águas residuais também fazem parte das ambições sustentáveis do edifício.

O HWC será naturalmente ventilado e resfriado pelos ventos alísios, enquanto a água será aquecida pelo sol.

- Publicidade -

A concepção do projeto inteiro e equipe de construção trabalhou no formato pro bono (trabalho profissional realizado voluntariamente e sem o pagamento ou a uma taxa reduzida como um serviço público), dedicando materiais e serviços para a conclusão do projeto. Com informações do ArchDaily.

Redação CicloVivo 

Siga as últimas notícias do CicloVivo no Twitter