- Publicidade -

Geladeira feita de barro não usa eletricidade

Apelidado de Mitticool, o sistema é feito de barro e é ideal para ser utilizado em comunidades que vivem fora das redes de transmissão.

O indiano Mansukh Prajapati aproveitou uma técnica antiga para fazer algo inovador: uma geladeira que não utiliza energia elétrica. Apelidado de Mitticool, o sistema é feito de barro e é ideal para ser utilizado em comunidades que vivem fora das redes de transmissão.

- Publicidade -

No site da empresa, Prajapati explica que a inspiração surgiu após um terremoto que atingiu a região em que ele morava, na Índia. Vendo a situação das pessoas, o inventor decidiu que precisava criar uma alternativa para o armazenamento de alimentos independente de energia.

A empresa já trabalhava com a fabricação de filtros e panelas de barro. Mas, o diferencial é mesmo a geladeira. O princípio utilizado para manter o equipamento sempre fresco é o da evaporação. A estrutura possui uma câmara superior, usada para o armazenamento de água, que escorre pelas laterais e mantém o calor sempre longe.

A geladeira ainda conta com uma torneira na extremidade inferior, para que a água seja aproveitada para o uso, assim como acontece nos filtros de barro. A marca garante que ele pode armazenar frutas, vegetais e manter até mesmo o leite fresco por três dias.

Por sua simplicidade e baixo custo na produção – pouco mais de cem reais –, o refrigerador é muito mais barato que os convencionais e se torna uma ótima opção para ajudar a conservar a qualidade dos alimentos em comunidades rurais.

- Publicidade -

Redação CicloVivo