- Publicidade -

Empresa italiana desenvolve cimento transparente que poupa energia

O Grupo Italcementi, da Itália, desenvolveu um cimento transparente, que permite a entrada de luz nos edifícios, diminuindo assim os gastos com energia elétrica.

O Grupo Italcementi, da Itália, desenvolveu um cimento transparente, que permite a entrada de luz nos edifícios, diminuindo assim os gastos com energia elétrica. 

- Publicidade -

O pavilhão italiano da Expo Shangai 2010, projetado pelo arquiteto italiano Giampaolo Imbrighi, é o único a possuir a tecnologia por enquanto. A obra utilizou o material em cerca de 40% de sua composição. 

O produto, batizado como i.light, garante a transparência através de um método inovador que mistura cimento e 50 tipos de aditivos de resinas plásticas que possuem aproximadamente de dois a três milímetros de espessura. As propriedades da mistura permitem a ligação de uma matriz de resina plástica em um painel final que combina a robustez típica de materiais cimentícios e a possibilidade de filtrar a luz tanto para dentro, como para fora.

As resinas, se adequadamente inseridas no material de cimento, têm maior transparência do que as fibras ópticas, já utilizadas experimentalmente neste campo. Além disso, o i.light custa muito menos, o que permite a sua aplicação em larga escala. O cimento transparente também oferece maior luminosidade, uma vez que as resinas são capazes de explorar ângulos com maior incidência de luz do que as fibras ópticas.

 Essas resinas, que podem ter cores diferentes e interagir tanto com luz artificial como natural, permitem a criação de uma iluminação suave e quente no interior do edifício e outra clara e brilhante do lado de fora. Além disso, o olho humano também é capaz de enxergar imagens e objetos colocados atrás do painel.

- Publicidade -

 A transparência do material é de cerca de 20%. Também foram desenvolvidos painéis semitransparentes, para satisfazer questões arquitetônicas, estes são capazes de transmitir 10% da iluminação ambiente. O material pode ser utilizado em coberturas, fechamentos de fachadas, pisos, escadas, varandas, como divisória de ambientes e na decoração. 

O novo material foi desenvolvido pelo Grupo Italcementi, exclusivamente para o Pavilhão Italiano, o produto é coberto por uma patente. Ainda não existe previsão para comercialização do produto no mercado mundial.

 

- Publicidade -

Redação CicloVivo

Siga as últimas notícias do CicloVivo no Twitter