- Publicidade -

Designer norte-americano cria galochas feitas de saco plástico

O designer Louie Rigano criou botas de plástico reciclado para um projeto realizado na Escola de Design de Rhode Island, nos EUA. O objetivo era melhorar a vida dos catadores em Buenos Aires ensinando-lhes como aproveitar os plásticos recolhidos.

O designer norte-americano Louie Rigano criou botas de plástico reciclado para um projeto realizado na Escola de Design de Rhode Island, nos Estados Unidos. O objetivo do trabalho era melhorar a vida dos catadores em Buenos Aires, ensinando-lhes uma nova utilidade para os plásticos recolhidos.

- Publicidade -

As galochas sempre foram os sapatos preferidos para proteger os pés em dias chuvosos. Atualmente, as galochas também fazem parte dos armários de moderninhos que aderiram à onda das botas de plástico coloridas. A única preocupação na popularização destes calçados dentro do cenário da moda é o fato de serem feitos de plástico.

Uma alternativa para estas questões surgiu quando Rigano desenvolveu as galochas sustentáveis. A técnica foi criar uma espécie de folha ao prensar os sacos plásticos, recolhidos pelos catadores. A ideia era que em seguida o material fosse devolvido aos trabalhadores para que eles pudessem desenvolver outros produtos e gerar lucro.

Para a fabricação do calçado à prova de água são necessários 16 sacos plásticos. De acordo com o criador, a fabricação de cada peça é simples e econômica e elas podem ser ajustáveis. Neste projeto, o designer acrescentou uma camada de tecido de algodão, costurada juntamente com o plástico. O material natural também ajuda na aderência do plástico durante a prensagem.

Rigano terminou sua graduação em Desenho Industrial e Estudos Ambientais há um ano. Nascido em New Jersey, ele já participou de uma exposição de design sustentável em Los Angeles, em 2010, e recentemente, ganhou como prêmio a oportunidade de viajar e estudar, por um ano, no Japão. Agora, ele trabalha e mantém um blog em que conta as experiências de viver no país nipônico.

- Publicidade -