- Publicidade -

Crianças indígenas e de assentamento reflorestam bacia Araguaia-Tocantis

A iniciativa faz parte do projeto Interagir, que trabalha com comunidades no município de Santa Terezinha, no Mato Grosso.

Um grupo de alunos do município de Santa Terezinha, no Mato Grosso, ajudou a recuperar parte da floresta na orla da bacia Araguaia Tocantins. As crianças e adolescentes que participaram do plantio estudam na “Escola Municipal de Ensino Fundamental São João” localizada no Projeto de assentamento Presidente e da “Escola Estadual Indígena Tapirapé” da aldeia Mãjtyri, localizada na Terra Indígena Tapirapé/Karajá.

- Publicidade -

Ambas as instituições de ensino trabalharam juntas e plantaram quatro mil mudas (duas mil na Terra Indígena Tapirapé/Karajá e duas mil no Projeto de Assentamento Presidente). As mudas nativas foram cultivadas em uma área total de quatro hectares. A iniciativa faz parte das atividades de educação ambiental previstas no projeto Interagir, que é patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental.

O diretor da escola municipal, Paulo Henrique Silva, considerou esta uma atividade muito importante. "É um trabalho de formiguinha, que vai dar resultado lá na frente", ele afirmou. O Projeto Interagir tem como objetivo unir indígenas e não indígenas para recuperar áreas degradadas. São diversas iniciativas no município de Santa Terezinha.

A mata ciliar é essencial para a preservação dos recursos hídricos. De acordo com a Agência Nacional das Águas (ANA), é necessário que a área florestada nas margens dos rios seja de, pelo menos, 20 metros para que a retenção de agrotóxicos e outros poluentes seja eficiente.


Foto: Divulgação

- Publicidade -