Inicio Meio Ambiente Campina Grande, na Paraíba, quer ter duas árvores para cada habitante

Meio Ambiente

Campina Grande, na Paraíba, quer ter duas árvores para cada habitante

Para que isso seja possível, algumas iniciativas têm se destacado na questão de novos plantios e conscientização.

10 de março de 2016 • Atualizado às 12 : 03
Campina Grande, na Paraíba, quer ter duas árvores para cada habitante

A prefeitura tem realizado um censo oficial sobre a situação da arborização urbana. | Foto: Prefeitura de Campina Grande

16.43K
0

A cidade paraibana de Campina Grande tem atualmente cem mil árvores plantadas, para 400 mi habitantes. Mas, essa relação deve mudar. Através de diferentes projetos ambientais, o intuito é de que a cidade consiga chegar ao nível considerado ideal, tendo duas árvores para cada morador.

Para que isso seja possível, algumas iniciativas têm se destacado na questão de novos plantios e também em relação à conscientização da população local. O Projeto Adote Uma Árvore, da Universidade Estadual da Paraíba é um deles.

Criado em 2007, o projeto tem realizado mutirões de plantio, distribuído mudas de espécies nativas, capacitado educadores e conscientizado moradores e estudantes. Durante estes nove anos de existência, o projeto já distribuiu cem mil mudas de espécies nativas.

Outras ações que contribuem para a arborização urbana em Campina Grande são geridas por secretarias municipais. Os programas “Minha Árvore” e “Habite-se Ecológico” ajudam a controlar a quantidade de árvores plantadas e a situação de cada uma, além de distribuir gratuitamente novas mudas.

Através destes programas, a prefeitura tem realizado um censo oficial sobre a situação da arborização em Campina Grande e tem conseguido controlar melhor o cumprimento de normas de respeito ambiental em novas construções e também em relação às espécies adequadas para cada espaço em que será plantado, evitando problemas futuros. As ações também levam o tema às escolas, mostrando às crianças a importância de plantar e cuidar adequadamente de cada nova árvore.

Redação CicloVivo

(16425)

Fechar
Abrir