Inicio Tecnologia Britânico de 15 anos cria teste que identifica Alzheimer antes dos primeiros sintomas

Tecnologia

Britânico de 15 anos cria teste que identifica Alzheimer antes dos primeiros sintomas

O menino propõe o uso de um anticorpo apelidado de “cavalo de Tróia”, que penetra no cérebro.

7 de dezembro de 2016 • Atualizado às 14 : 09
Britânico de 15 anos cria teste que identifica Alzheimer antes dos primeiros sintomas

O Alzheimer atinge 47 milhões de pessoas em todo o mundo. | Foto: Divulgação

22.03K
0

Krtin Nithiyanandam é um estudante do ensino médio em Surrey, Inglaterra. Além de gostar de esportes e piano, o jovem também passa parte de seu tempo se dedicando a projetos de ciência, principalmente, médica. Foi assim que ele se questionou sobre os exames atuais que identificam pacientes com Alzheimer e decidiu tentar algo novo e mais eficiente.

O projeto de Nithiyanandam consiste em criar um sistema de diagnóstico capaz de identificar os primeiros sinais de Alzheimer dez anos antes de os primeiros sintomas aparecerem. O processo é ciência pura.

Enquanto os testes atuais se baseiam em análises cognitivas ou estudos cerebrais feitos após a morte, o menino propõe o uso de um anticorpo apelidado de “cavalo de Tróia”, que penetra no cérebro e se anexa às proteínas neurotóxicas presentes nos primeiros estágios da doença.

Para chegar ao diagnóstico, os anticorpos precisam ser injetados na corrente sanguínea, associados a partículas fluorescentes. Assim, é possível visualizar sua influência no cérebro e fazer uma varredura em busca dos indícios do Alzheimer.

O projeto foi apresentado no Prêmio Google Science Fair. De acordo com a apresentação no concurso, o Alzheimer atinge 47 milhões de pessoas em todo o mundo. São mais de oito milhões de novos casos todos os anos. Poder identificar a doença antes mesmo de seus sintomas serem manifestados, deve ajudar no tratamento e a melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Veja aqui todos os detalhes deste trabalho.

Redação CicloVivo

(22033)

logo
Fechar
Abrir
logo