- Publicidade -

Arquitetos desenvolvem projeto de arquitetura sustentável para malasianos

A Casa “Idea” é um projeto modular criado pelo escritório de arquitetura Broadway Malyan. O projeto da casa pretende ser o primeiro edifício carbono zero construído no Sudeste da Ásia, adaptado ao clima tropical do país.

A Casa “Idea” é um projeto modular criado pelo escritório de arquitetura Broadway Malyan. O projeto da casa pretende ser o primeiro edifício carbono zero construído no Sudeste da Ásia, adaptado ao clima tropical do país.  

- Publicidade -

Sime Darby, um dos maiores promotores imobiliários da Malásia, contatou os arquitetos em agosto de 2008 com o resumo do projeto – um protótipo social, econômico e ambientalmente adequado de habitação que proporciona uma visão de vida tropical. Concebido como um ensaio para novas ideias, a casa iria mostrar o que tem de mais recente em arquitetura sustentável nos edifícios, para se tornar a primeira residência carbono zero. Darby iria adotar sistematicamente estratégias particulares, em parte ou na totalidade, de seus projetos de habitação, demonstrando seu compromisso de promover a causa de criar futuros sustentáveis para as gerações futuras. 

A casa pré-fabricada, será construída em módulos para reduzir o tempo de construção e custos, e isso também vai tornar mais fácil a desconstrução da casa no final da sua vida útil.

A residência possui um sistema de recolha de água cinza para reuso. O projeto pretende captar 50% da "água cinza" dos lavatórios e dos chuveiros por meio de um sistema de filtragem. A água pode ser reutilizada para lavar os banheiros reduzindo assim o consumo de água e os custos. O desperdício de água é ajustado para ser reduzido ainda mais gaseificando os chuveiros, resultando em menos água consumida por cada ocupante. Estima-se que uma pessoa usa 133 litros de água por dia, o arejamento pode reduzir o consumo a 64 litros por dia. 

Os espaços interiores flexíveis acomodarão diversos usos e a orientação planejada é ideal para fornecer uma maneira eficiente de ventilação e iluminação natural. A face menor voltada para o leste e oeste minimiza o ganho de calor e portanto precisa de menor refrigeração. Este é complementado por saliências profundas para proporcionar sombra do sol tropical, que ajudam a reduzir a dependência de ventilação mecânica. A construção também demonstra excelente aproveitamento da luz natural, enquanto os painéis fotovoltaicos instalados no telhado, aproveitam a energia solar para alimentar a casa, reduzindo a necessidade de iluminação artificial durante o dia e início da noite. Um sistema de recolha de água da chuva fornece a água necessária para o jardim do telhado verde.

- Publicidade -

Esta casa é atualmente um protótipo que servirá de modelo para a Sime Darby Property adotar estratégias que possibilitem aumentar o comprometimento ambiental global para o desenvolvimento. 

A perspectiva  é ser uma habitação moderna e “limpa”.  Desde o início, a abordagem do projeto demonstrou a importância da colaboração – dando o devido reconhecimento ao conceito de que um produto sustentável só pode ser criado se realmente existir um processo sustentável local. A interface multi-disciplinar entre arquitetos, engenheiros, paisagistas, urbanistas, empreiteiros e fornecedores minimiza o programa do projeto em 50% quando comparado aos modelos residenciais genéricos. Para alcançar isso, o entendimento comum da equipe era: a ideia de que a “Idea House” se tornaria referência em projetos residenciais sustentáveis e agir como um precedente para o estilo de vida malasiano.

- Publicidade -

Redação CicloVivo

Siga as últimas notícias do CicloVivo no Twitter