- Publicidade -

Arquiteto projeta zoológico sem jaulas na Dinamarca

O conceito de zoo com animais soltos criará estratégias para que os visitantes possam se camuflar no espaço.

Um espaço onde os animais podem viver livremente e ainda assim serem avistados por seres humanos é a proposta do arquiteto dinamarquês Bjarke Ingels. Para perturbar o mínimo possível a vida selvagem, a ideia é camuflar os visitantes – tornando-os praticamente “invisíveis” às espécies.

- Publicidade -

O projeto futurístico de Ingels sugere, por exemplo, criar cápsulas espelhadas para circulação de pessoas. Teleféricos e esconderijos em pontos estratégicos do zoo também serão possíveis soluções para disfarçar a presença humana.

Batizado de Zootopia, o conceito está em desenvolvimento na Dinamarca e será construído em um zoológico local – o Givskud -, que hoje funciona como uma espécie de safári, onde a circulação de pessoas próxima aos animais é feita com automóveis.

“É o nosso sonho [com Givskud] criar o melhor ambiente e o mais livre possível para os animais”, afirma os idealizadores em comunicado à imprensa. “Criar essa estrutura para convidados e espécies, como gorilas, lobos, ursos, leões e elefantes é uma tarefa extremamente complexa”.

- Publicidade -

Quando implementado, prevê-se também que os visitantes possam se esconder em um monte para observar girafas, “troncos” de árvores para ver os ursos mais de perto, atrás de uma densa folhagem de bambu para ver os pandas. Tudo para incomodá-los o mínimo possível. 

O parque será dividido em três continentes: África, Ásia e América – todos interligados. A entrada será em uma grande praça onde os visitantes poderão usufruir de uma visão panorâmica do local. A previsão é que em cinco anos seja concluída a primeira fase.

- Publicidade -

“Espero que possamos aprimorar a qualidade de vida dos animais, bem como dos guardas e visitantes-, mas também queremos descobrir que ensinamentos os animais podem transmitir para a ‘selva urbana’”, conclui os autores do projeto.