- Publicidade -

Apenas 8% dos recifes do Caribe ainda são cobertos por corais

Os recifes de coral caribenhos correm grandes riscos. Segundo pesquisa feita pela IUCN, os corais cobrem atualmente apenas 8% de toda a área de recife. Na década de 70, o percentual médio era de 50%.

Os recifes de coral caribenhos correm grandes riscos. Segundo pesquisa feita pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), os corais cobrem atualmente apenas 8% de toda a área de recife. Na década de 70, o percentual médio era de 50%.

- Publicidade -

O relatório foi divulgado pela IUCN na última sexta-feira (7), durante o Congresso Mundial sobre Conservação, que acontece na ilha de Jeju, Coreia do sul. A publicação afirma que 92% dos recifes do Caribe são hoje apenas rochas com algas e animais marinhos.

Entre as principais ameaças estão a poluição, o aquecimento global e a pesca predatória. O mesmo cenário tem se repetido em outras partes do mundo, em maior ou menor grau. Nas Ilhas Cayman e nas Antilhas Holandesas foram identificados níveis médios de deterioração menor, e as áreas ainda possuem corais cobrindo 30% dos recifes.

Para Carl Gustaf Lundin, diretor do Programa Marinho e Polar Global da IUCN, a ação do homem é fator imprescindível para controlar a destruição dos corais. Segundo ele, as atividades humanas precisam ser controladas, caso queiram manter os corais nas próximas décadas.

O diretor explica que é necessário reduzir a pesca, aumentar a quantidade de informações disponíveis para controle mundial e ainda acabar com a dependência dos combustíveis fósseis, um dos principais causadores do efeito estufa.

- Publicidade -

Austrália

Na Austrália uma decisão governamental tem gerado polêmica em relação à preservação da Grande Barreira de Coral. Em agosto deste ano, as autoridades locais liberaram a exploração de carvão em áreas próximas à barreira. A autorização gerou protestos por parte de ambientalistas e deixou a senadora de Queesnland, Larissa Waters, preocupada. “Os impactos ambientais desta mega-mina e do aumento do transporte marítimo na Grande Barreira de Corais serão devastadores”, declarou. Com informações do G1.

Redação CicloVivo

- Publicidade -