- Publicidade -

Alckmin anuncia novas barragens em SP, mas não fala sobre impacto ambiental

O governador Geraldo Alckmin anunciou a liberação de um estudo voltado para a construção de novas barragens no interior do estado. A decisão busca tornar melhorar a distribuição de água, reduzindo o montante enviado pelo Sistema Cantareira à capital.

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, anunciou na última terça-feira (31) a liberação de um estudo voltado para a construção de novas barragens no interior do estado. A decisão pretende tornar mais eficiente a distribuição de água, reduzindo o montante enviado pelo Sistema Cantareira à capital.

- Publicidade -

A proposta é de que os reservatórios sejam construídos em dois rios, Camanducaia e Jaguari, com capacidade para sete mil litros de água por segundo. A estimativa é de que as construções estejam prontas até 2016 e que a nova estrutura auxilie o abastecimento de 20 municípios.

Barragens sempre representam alto impacto ambiental e social, pois grandes áreas precisam ser alagadas e consequentemente famílias são desapropriadas de suas casas e florestas são destruídas. Durante o anúncio, feito no 1º Simpósio dos Comitês PCJ, o secretário de Saneamento e Recursos Hídricos, Edson Giriboni, explicou que o governo ainda não tem a base de dados que mensura o impacto que as duas novas estruturas gerariam.

A medida faz parte das metas da Agência Nacional de Água (ANA), para tornar a distribuição para a região metropolitana da cidade de São Paulo mais eficiente e sobrecarregar menos o atual sistema em funcionamento.

Outro ponto apresentado por Alckmin é a expansão hidroviária, com o prolongamento da hidrovia Tietê-Paraná, até Piracicaba. O licenciamento ambiental para esta proposta já foi liberado e quando ela estiver concretizada o transporte de cargas por este meio deve aumentar de sete para 21 milhões de toneladas. Ainda não se sabe qual será o impacto gerado pela mudança no meio ambiente. Com informações da Folha.

- Publicidade -

Redação CicloVivo