- Publicidade -

3 dicas para evitar o desperdício de energia em casa

19,8% da eletricidade produzida no Brasil é destinada ao abastecimento de residências.

O uso da energia elétrica para fins residenciais representa uma fatia importante no consumo nacional. De acordo com o Instituto Akatu, 19,8% da eletricidade produzida no Brasil é destinada ao abastecimento de residências. Somente esta informação já seria suficiente para incentivar a redução no consumo. No entanto, ainda existem outros agravantes para este problema.

- Publicidade -

Atualmente a principal fonte energética do país são as usinas hidrelétricas. Mesmo que elas sejam consideradas fontes renováveis, o impacto ambiental da construção dessas estruturas é enorme. Somado a isso, está a crise hídrica que faz com que as usinas operem abaixo da capacidade máxima, reduzindo também a produção. As hidrelétricas são responsáveis por 80% da produção nacional, o restante da energia é proveniente de fontes como usinas termelétricas, gás e carvão, que emitem gases de efeito estufa na atmosfera. Apenas uma pequena parte é produzida por usinas eólicas e solares, mesmo com o enorme potencial do Brasil nestes segmentos.  

Para ajudar a deixar esta situação um pouco melhor, existem alguns cuidados simples que podem ser colocados em prática no dia a dia para evitar o desperdício e promover o uso consciente da eletricidade. O CicloVivo separou três dicas simples, criadas pelo Instituto Akatu, que podem ajudar a colocar esta economia energética em prática. Veja quais são:

1. Minimize o uso do secador

A utilização do secador de cabelo por dez minutos consome mais energia do que uma máquina de lavar roupas em uma hora. Para economizar, seque bem os cabelos com a toalha e só depois use o secador.

- Publicidade -


Foto: ©iStock/Avava

2. Planeje as suas refeições

Um dos usos mais comuns do micro-ondas é para o descongelamento de alimentos. Para isso, é preciso que ele fique ligado cerca de 20 minutos, dependendo da quantidade e do tipo de alimento. Faça o descongelamento na véspera, de preferência na geladeira, e com isso economize muita energia elétrica.

- Publicidade -


Foto: ©iStock/Maximkostenko

3. Evite abrir e fechar a geladeira várias vezes

Organizar as compras e guardar todos os alimentos de uma só vez na geladeira traz uma boa economia de eletricidade. A cada vez que a porta da geladeira é aberta e fechada, o ar quente entra e é preciso usar muita energia para resfria-la novamente. Se você guardar tudo na geladeira de uma só vez, abrindo e fechando a porta uma única vez, a economia de eletricidade ao longo de um ano equivale à quantidade gasta no funcionamento da geladeira por um a dois meses. Lembre-se: a geladeira é um dos itens que mais consome energia elétrica em uma casa.


Foto: ©iStock/JackF

Clique aqui e veja outras dicas de como reduzir o consumo de energia em sua casa.