- Publicidade -

Designer português usa tambores de lavadoras para criar luminárias

O designer português Tó Martins conseguiu estabelecer uma relação aparentemente inusitada entre peças da máquina de lavar e luminárias. A criação foi chamada de “Rewash” e consiste em reaproveitar os tambores das lavadoras para produzir luminárias.

O designer português Antônio Martins conseguiu estabelecer uma relação aparentemente inusitada entre peças da máquina de lavar e luminárias. A criação foi chamada de “Rewash” e consiste em reaproveitar os tambores das lavadoras para produzir luminárias.

- Publicidade -

Conforme publicado em seu site, o artista revela que a ideia surgiu a partir da “importância de conceber diferentes perspectivas criativas”. Isso, aliado ao conceito de sustentabilidade, que para “Tó” Martins é o fio condutor de qualquer negócio, rendeu formas inovadoras que também beneficiam o meio ambiente.

Os próprios objetos usados como matéria-prima, que no caso são os tambores das máquinas de lavar, já trazem em si a forma necessária para a aplicação no projeto. Portanto, não é necessário muita mão-de-obra para transformá-los em objetos úteis novamente.

Além das peças das máquinas de lavar o artista reutiliza outros elementos em suas criações. Rolhas, esponjas de aço, tecidos e outros materiais sintéticos são usados para envolver a luminária e dar a ela estéticas diferentes, que se adéquem a ambientes diversificados.

As lâmpadas utilizadas na luminária são fluorescentes de baixo consumo energético. Tó usou tripés fotográficos para dar maior funcionalidade e praticidade ao equipamento. Os modelos estão disponíveis no site da Rewash.

- Publicidade -

Redação CicloVivo