Acolher significa refugiar, amparar, oferecer hospitalidade. Já inserção é integrar, fazer parte de algo. A presença das famílias no ambiente escolar é uma condição para que a criança aceite com alegria e curiosidade o novo local e esteja disponível para criar vínculos e relacionamentos. Assim, as professoras Eliane, Erica, Fabiana, Ivanir e Elenice, responsáveis pelas 15 crianças de 4 meses a 1 ano da Creche Municipal de Florianópolis, Lausimar Maria Laus, no Rio Vermelho, organizaram um espaço com atividades para os familiares nesse momento de adaptação e inserção dos pequenos.

Segundo a supervisora escolar Lara Vanessa Schreiber, num primeiro momento, as famílias entravam na sala com os pequenos e trocavam informações sobre cuidados e alimentação dos filhos com as professoras, além de tirar todo tipo de dúvida. Nesta segunda etapa, acontece o período de afastamento das famílias, quando elas não ficam mais em sala, porém, continuam no espaço da creche.

Inserção aos poucos

Para o segundo momento, houve a ideia de organizar uma sala especial para os familiares, com propostas para facilitar o momento de separação. São exibidos vídeos, que vão desde explicação do momento de inserção das crianças no ambiente escolar até o ensinamento de como fazer brinquedos para bebês. A nutricionista da unidade igualmente está à disposição para dar detalhes a respeito de cada alimento que é ingerido pelos pequenos.

“Sair do ambiente familiar e entrar em um universo novo é uma situação desafiadora”

As famílias também realizaram uma oficina para confeccionarem garrafas sensoriais. Feitas com garrafas pet, elas ajudam a estimular todos os sentidos dos bebês. Além de organizarem uma horta. Foi plantando inclusive salsinha e cebolinha para auxiliar na alimentação dos pequenos. “O intuito da nossa proposta é receber as famílias dentro do ambiente escolar e tornar o momento de inserção menos dolorido”, explica a supervisora Lara.

De acordo com o secretário de Educação Maurício Fernandes Pereira, a relação entre criança, família e escola é fundamental durante o período de adaptação. “Sair do ambiente familiar e entrar em um universo novo, a creche, é uma situação desafiadora. São iniciativas como esta que fazem com que a escola se torne um local seguro, acolhedor e encantador para as nossas crianças”.

Por Prefeitura de Florianópolis