Estão abertas as inscrições para os concursos de Desenho Infantil e Vídeo Amador da 13ª edição do Diadesol, campanha que conscientiza sobre as questões relacionadas aos resíduos sólidos.

Promovida pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção São Paulo – ABES-SP, por meio de sua Câmara Técnica de Resíduos Sólidos, a campanha envolve estudantes de diversas faixas etárias, seus familiares e educadores.

Com o tema “Cuidando dos resíduos a gente cuida da água, da nossa saúde e do meio ambiente”, a edição 2018 do DIADESOL foca em alguns temas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS da Organização das Nações Unidas – ONU.  Além da água e da saúde, a campanha abordará também as questões das cidades e comunidades sustentáveis e o consumo, produção e descarte responsável.

Os concursos

Os concursos estão abertos a todos os públicos. O concurso de Desenho Infantil é voltado a alunos entre 7 e 12 anos, matriculados em escolas públicas e privadas. O concurso de Vídeo Amador é aberto ao público em geral. Nesta edição, o tema dos concursos é “Cuidando dos resíduos a gente cuida da água, da nossa saúde e do meio ambiente.”

Os vencedores da categoria desenho ganham tablets e os vencedores de vídeo levam prêmios em dinheiro. O regulamento do concurso de desenho pode ser acessado aqui e o de vídeo aquiA data limite para o recebimento dos vídeos e desenhos é 20 de setembro de 2018.

Para saber mais sobre os concursos, clique aqui.

O Diadesol

O Dia Interamericano de Limpeza e Cidadania é também conhecido como Diadesol das Américas. A expressão tem origem espanhola (Dia de los Desechos Sólidos). Foi idealizado com objetivo de desenvolver atividades que despertem a consciência das populações da América Latina sobre as questões relativas aos resíduos sólidos. É uma iniciativa internacional promovida pela Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental (AIDIS), Associação Caribenha de Água e Esgoto (CWWA), Comissão Econômica para América Latina e Caribe (CEPAL), Associação Internacional de Resíduos Sólidos (ISWA), Organização dos Estados Americanos (OEA), Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS)/Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Oficina Regional para América Latina e Caribe do Programa das nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA/ORPALC).

Desde a criação as ações propostas ganharam proporções mundiais. Hoje, a data é comemorada em diversos países da América Latina, como Chile, Argentina e Brasil, assim como na América do Norte, caso do Canadá.

No Brasil, as atividades do Diadesol fazem parte do calendário anual da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), pelas Seções São Paulo e Rio Grande do Sul. Desde 2006, a ABES-SP comemora a data com ações que buscam envolver todos os setores da sociedade, abrangendo pessoas de todas as idades.