Inspirar, emocionar e estimular a reflexão das pessoas sobre a maneira que cada pessoa enxerga o mundo. Essa é a grande missão do Rocky Spirit, festival de filmes ao ar livre que chega a sua oitava edição nos dias 18 e 19 de agosto.

Após uma programação intensa durante os dois dias, a partir das 19h, o público poderá assistir os melhores documentários sobre aventura, esporte e vida ao ar livre produzidos recentemente no mundo, vindos diretamente do Telluride Mountainfilm Festival – considerado um dos mais prestigiados festivais de filmes do gênero dos Estados Unidos.

Serão 27 filmes (sete nacionais e vinte internacionais) sobre diversos esportes, como mountain bike, surf, esqui e montanhismo­­­­, além de meio ambiente, vida ao ar livre e tudo o que faz parte do universo outdoor.

“Durante as duas noites, no Parque Villa-Lobos, serão projetados, em um telão de alta definição, seis horas de documentários de curta e média metragem. São filmes que trazem uma segunda camada sob as imagens alucinantes de aventura e vão muito além do esporte em si, da adrenalina” conta Andrea Estevam, diretora executiva e de conteúdo da editora Rocky Mountain, organizadora do evento, e diretora artística do festival.

Para completar a experiência, haverá bate-papos com os diretores e protagonistas dos filmes nacionais, possibilitando a interação do público, que poderá fazer perguntas e debater assuntos relacionados ao filme.

Entre os destaques deste ano, estão “Três Mulheres e uma Montanha”, dirigido por Marco Campos, que mostra gerações de mulheres de uma mesma família intrinsecamente ligadas ao Parque Nacional do Itatiaia, no Rio de Janeiro; “Via Cruxis”, uma animação dirigida pelo espanhol Ignasi López; “A Onda da Pedra D’Água”, sobre a primeira geração de surfistas a desbravar as hoje famosas ondas de Trindade; “The Frenchy”, que apresenta um francês muito figura, de 82 anos, que segue pedalando e esquiando nas montanhas do Colorado; e “Pindorama”, sobre uma família brasileira que se lançou em uma viagem de bike pela costa da Bahia.

A programação completa está disponível no site.