O estúdio SO? Architecture & Ideas, com sede em Istambul, concluiu uma minúscula cabana que funciona totalmente fora da rede. Localizada em um vilarejo na fronteira da Turquia com a Grécia, a chamada Cabin on the Border é uma unidade pré-fabricada, transportável e equipada com painéis solares e sistema de captação de água da chuva.

A pequena casa é construída em madeira laminada e policarbonato é perfeita para se reconectar com o exterior. Ela possui 18 metros quadrados e foi pré-fabricada e levada de caminhão para o local, onde existe uma plantação de mostarda. A mini casa foi instalada acima do solo, para minimizar o seu impacto no terreno. A estrutura é equipada com painéis solares, sistema de captação de água da chuva e ainda possui um design de interior adaptável.

A cabana enfrenta condições climáticas que variam drasticamente dependendo da estação. Para aproveitar os dias de calor, a casa se expande através de um sistema de cabos de aço que ergue as janelas de policarbonato e também abre a fachada de madeira lateral, transformando-a em um terraço, com vista para as estrelas.

A fachada da casa se abre | Foto: So? Architecture & Ideas
Assim, o espaço vira um terraço coberto. | Foto: So? Architecture & Ideas

Já em dias de chuva ou inverno rigoroso, a casa pode ficar toda fechada e protegida, como uma caixa. Tudo isso acontece manualmente. A pequena cabana fica totalmente cercada pela natureza durante a primavera, graças às plantas de mostarda.

A cabana fica rodeada por flores de mostarda durante a primavera. | Foto: So? Architecture & Ideas

“Tentamos visualizar a natureza não apenas como um pano de fundo pitoresco, mas também como protagonista das cenas que vamos criar”, disseram os arquitetos em seu site.

Uma escada de madeira leva à área de dormir superior. | Foto: So? Architecture & Ideas

Design inteligente

O interior foi todo feito em madeira compensada e inclui três espaços para dormir, sendo um no ambiente térreo e os outros dois na parte superior da cabana, podendo ser acessados por uma escada móvel de madeira.

Foto: So? Architecture & Ideas

O pequeno refúgio ainda abriga um banheiro, uma cozinha aberta e sala de estar com lareira. A mesa dobrável também cria uma área para alimentação.

Imagem: So? Architecture & Ideas

Os painéis solares cobrem o teto da unidade, que funciona totalmente fora da rede elétrica e gera toda a energia necessária para seus habitantes.

Foto: So? Architecture & Ideas

Veja também: Pequena casa sobre duas rodas tem tudo que um viajante precisa

Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.