- Publicidade -

Atividade física em dias quentes? Confira essas 10 dicas

Atividades física sem os cuidados necessários, principalmente no calor, pode fazer mal para a saúde

esporte carbono
Foto: Hans Reniers | Unsplash

O calor intenso é uma realidade em muitas cidades do Brasil. As altas temperaturas são um desafio na hora de manter a rotina e as atividades físicas, especialmente aquelas ao ar livre, são um ótimo exemplo. Quando está muito quente, o balanço hídrico e o sistema circulatório são muito impactados, gerando alterações pressão arterial. O sol forte também é um risco para a saúde.

- Publicidade -

Durante estas ondas de calor, que estão cada vez mais constantes, quem procura na atividade física uma ferramenta para o bem estar pode acabar tendo um efeito contrário se não tomar alguns cuidados.

O educador físico Ygor Azeredo Zago, do The Corner Sports & Health, destaca que as atividades físicas, mesmo em condições climáticas amenas, já exigem uma alimentação equilibrada e uma vigorosa hidratação. “Com o calor, a demanda de energia e água é muito maior. Além disso, a exposição ao sol forte sem proteção também pode contribuir com o câncer de pele.”

onda de calor
Foto: Tânia Rêgo | Agência Brasil

Encontrar ambientes adequados para praticar exercícios é uma saída para os atletas que desejam manter suas metas, seja na perda de peso ou no ganho de massa muscular. “As academias podem ser uma boa alternativa para quem procura manter a rotina de exercícios mesmo nos dias mais quentes. Mas importante que elas contenham a devida climatização, acompanhamento de treinadores, possibilitando maior conforto e resistência corporal além do aprimoramento dos resultados. Sem falar em todos os cuidados como a constante hidratação” destaca Fernando Menezes, CEO da Selfit Academias.

Vale ressaltar que exercício físico faz bem para a saúde e precisa ser praticado com segurança em qualquer época do ano, porém, treinar em altas temperaturas deve ter cuidado redobrado. Os educadores físicos Ygor Azeredo Zago e Bianka Paulon separaram 10 dicas para reduzir o risco de estresse térmico.

- Publicidade -

Dicas para treinar no calor

corrida no calor
Foto: Maarten Van den Heuvel | Unsplash

1. Use protetor solar

O uso do protetor solar diminui os efeitos deletérios dos raios ultravioleta A e B, responsáveis pelo envelhecimento precoce decorrente da exposição do sol, queimaduras, e em casos extremos desenvolvimento do câncer de pele.

2. Hidrate-se

É comum eliminarmos mais água e eletrólitos durante dias quentes. Assim, é de extrema importância que estejamos sempre hidratados. Não temos costume de ver o quanto de água estamos ingerindo, não é mesmo? A dica é sempre estar com uma garrafinha por perto para incentivar o consumo. Atenção: sucos prontos, refrigerantes e bebidas alcoólicas causam a sensação de refrescância, mas não hidratam. Muito pelo contrário, eles trazem uma refrescância momentânea, mas desidratam posteriormente.

3. Escolha alimentos que contenham mais água

Incluir alimentos que contém mais água e determinados nutrientes ajudam o corpo a resfriar. Se você tem dificuldade em beber água, aumente a concentração com alto teor de água como melão, melancia, pepino, alface, etc.

- Publicidade -
frutas primavera
Foto: Unsplash

4. Se atente aos horários para a prática da atividade física

Evite se expor ao sol forte, principalmente entre 10h e 16h. Além de aumentar o risco de desidratação, pode causar náuseas, tonturas e queimaduras na pele. Quando for se expor, use chapéus, óculos de sol, roupas leves e respiráveis.

5. Procure lugares mais frescos para a prática de sua atividade física

Escolher o ambiente certo para treinar é de extrema importância. Procure ambientes ao ar livre e bem arborizado. Em caso de ambientes fechados, como as academias ou centros de treinamento, que sejam bem ventilados e/ou com ar condicionado.

corrida no parque
Foto: Lucas Van Oort | Unsplash

6. Aumente gradativamente a intensidade do seu treino

Evite sessões de treinamento muito longas e intensas. É importante dar um tempo ao seu corpo para se acostumar com as temperaturas mais altas. Aumente de forma gradativa a intensidade do seu treino e deixe seu corpo ir se adaptando.

7. Pratique atividade física com acompanhamento de um profissional.

O profissional de Educação Física ajustará a intensidade e volume do seu treino de forma correta para não sobrecarregar seu corpo, respeitando seu limite biológico e objetivos. Assim, possibilita que você tenha treinos mais produtivos, com menor sensação de cansaço e fadiga.

8. Observe os sinais do seu corpo 

Sabemos que apesar de saudável, a exposição excessiva à radiação pode causar problemas à saúde. Alguns sinais como náuseas, tontura, fraqueza, falta de ar, vermelhidão etc são indicativos de que a sessão de treino deve ser interrompida.

9. Respeite seus limites

A sensação de esforço no calor parece ser maior do que em dias mais amenos, assim, é importante respeitar os limites para evitar o aumento exagerado da temperatura corporal e sobrecarga cardíaca.

animais mais fortes pessoas
Foto: iStock

10. Não deixe de ingerir vitaminas e minerais

Seu corpo perde mais sais minerais que o normal devido ao suor. Como o corpo não produz minerais ou vitaminas o bastante, é preciso ingeri-los na alimentação. Além de continuar a hidratação, boas opções práticas e rápidas para pré e pós treino são: banana, damasco, grãos integrais e até barra de proteína enriquecida com vitaminas e minerais

Outro ponto importante é sempre respeitar a individualidade biológica de cada um, sabendo o momento certo de encerrar as atividades para não sobrecarregar demais o corpo com o calor. Todo treino em excesso pode ser prejudicial à saúde, além de atrapalhar diretamente os resultados.