- Publicidade -

Empresa cria palmilha que mantém os pés quentes ou frios

Com a energia dos passos, produto regula a temperatura dos pés

palmilha
Foto: Divulgação

Imagine um dia de muito frio, além do agasalho, você calça uma meia e um sapato quentinho, mas nada parece funcionar para aquecer os pés. De fato, encontrar um calçado que retém o calor não é uma tarefa fácil. Tal dificuldade levou o francês Bruno Aubert a desenvolver uma solução inovadora: uma palmilha capaz de regular a temperatura dos pés.

- Publicidade -

Palmilhas com efeito de resfriamento e aquecimento, apesar de incomuns, já existem no mercado. A novidade agora está em reunir as duas características em um só produto e sem fazer uso de baterias. As funções de temperatura são acionadas apenas pela pressão do pé por meio de um processo termodinâmico natural.

Palmilha termorreguladora

A nova palmilha, intitulada Climfeet, possui células almofadadas cheias de ar que se assemelham a favos de mel e plástico-bolha. O produto patenteado é baseado nos princípios do ciclo de Carnot, que é comumente usado em ar condicionado para resfriar o ar, mas, em vez de usar produtos químicos nocivos como refrigerante, a Climfeet usa ar como fluido.

palmilha
Foto: Divulgação

Cada palmilha possui células herméticas de baixa compressão de um lado e células herméticas facilmente compressíveis do outro, conectadas por um bocal (um pequeno orifício cônico) para ajudar a comprimir e, principalmente, expandir o ar.

“Seu pé atua como o compressor (comprimir o ar naturalmente o aquece) e a hiperelasticidade do nosso material atua como o expansor (expandir o ar através de um bocal naturalmente o esfria)”, explica a empresa francesa SoleCooler, que comercializa o produto.

- Publicidade -

Desta forma, quando o usuário pisa na palmilha, a pressão do pé comprime o ar nas células herméticas, fazendo com que ele aqueça naturalmente. Já quando o pé é levantado, o ar comprimido é liberado pelo bico e, à medida que se expande, esfria naturalmente.

Para diferenciar o modo de temperatura, a palmilha é composta por duas cores: de um lado vermelho – que aquece os pés – e do outro azul, que resfria. O lado vermelho fornece uma saída de calor de até 4 graus, enquanto a mudança para o azul esfria os pés até 3,5 graus negativos.

palmilha
Foto: Divulgação

“É a primeira vez que o princípio do ar condicionado reversível (compressão/expansão do ar) é aplicado a um material flexível com menos de 6 mm de espessura, com energia gerada apenas pela pressão dos pés no chão”, diz Aubert, que é fundador da SoleCooler.

- Publicidade -

Energia dos passos

As palmilhas termorreguladoras funcionam apenas com energia mecânica. Quando a pessoa se move, o processo é acionado. “Quando você coloca o pé no chão, causa uma energia de 10 watts, o que é mais do que suficiente para acionar o mecanismo das palmilhas”, garante Aubert.

Isso significa que o processo é completamente natural, convertendo a energia mecânica dos passos diretamente em calor e frio, como uma bomba de calor, mas sem eletricidade ou produtos químicos e, portanto, sem limite de tempo de operação ou necessidade de baterias e pilhas.

palmilha
Foto: Divulgação

O material é feito de silicone e cobre, sendo que a sustentabilidade era um requisito para o francês. “A produção de silicone emite nove vezes menos CO₂ do que os produtos petrolíferos”, diz Aubert. Além disso, a logística ao fim do ciclo de uso também foi pensada: o usuário pode embalar o produto usado na caixa reciclável, fornecida na compra, e devolver ao fabricante.

Por fim, assim como uma palmilha comum, o produto é lavável com água e sabão. A palmilha possui garantia de 2 anos.