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Foto: Nathana Rebouças | Unsplash
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O verão começou em dezembro e só termina no dia 20 de março. Até lá muita gente ainda vai sentir indisposição e aquela preguiça. Isso porque calor intenso deixa o corpo sem disposição, aumenta a sonolência e diminui o apetite. Para quem está de férias ou aproveita o fim de semana na praia ou piscina, este calor é muito bem-vindo, porém, em dias normais, ele pode deixar algumas pessoas mais impacientes.

A primeira dica para diminuir a indisposição é cuidar da hidratação corporal, o ideal é beber bastante água. Apesar de muitos dizerem que um adulto precisa ingerir dois litros por dia, há especialistas que afirmam que essa quantidade vai depender de diversos fatores, como peso, nível de atividade física, clima onde reside. O melhor é buscar ajuda de um profissional, mas muitos indicam a conta de 35ml de água por quilo de peso corporal.

Ter uma alimentação saudável é a segunda dica. Segundo a nutricionista Verônica Lima, a indicação é de alimentos mais leves na estação mais quente do ano, isso ajuda evitar aquela sensação de corpo pesado ao longo do dia. A sugestão da profissional é de trocar frituras, refrigerantes e comidas mais pesadas por outras mais saudáveis, como frutas e verduras.

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Foto: iStock

Uma refeição balanceada com alimentos saudáveis ajuda a ter mais disposição para exercer as atividades do dia a dia. “É melhor evitar doces com muito açúcar, o ideal é optar por uma fruta de sobremesa, além de ser mais refrescante, ela não é muito calórica”, comenta Verônica.

A terceira dica é deixar a preguiça de lado e praticar exercícios físicos, além de aumentar a disposição no dia a dia, ajuda também na perda de calorias. Mas cuidado com o horário escolhido, principalmente para exercícios ao ar livre – evite os momentos de sol forte e veja como está a umidade relativa do ar.

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Lazer no Parque do Ibirapuera após a flexibilização do isolamento social. Foto: Rovena Rosa | Agência Brasil
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