O verão começou em dezembro e só termina no dia 20 de março. Até lá muita gente ainda vai sentir indisposição e aquela preguiça. Isso porque calor intenso deixa o corpo sem disposição, aumenta a sonolência e diminui o apetite. Para quem está de férias ou aproveita o fim de semana na praia ou piscina, este calor é muito bem-vindo, porém, em dias normais, ele pode deixar algumas pessoas mais impacientes.


Foto: iStock

A primeira dica para diminuir a indisposição é cuidar da hidratação corporal, o ideal é beber bastante água. Apesar de muitos dizerem que um adulto precisa ingerir dois litros por dia, há especialistas que afirmam que essa quantidade vai depender de diversos fatores, como peso, nível de atividade física, clima onde reside. Enfim, o melhor é buscar ajuda de um profissional.



Foto: iStock

Ter uma alimentação saudável é a segunda dica. Segundo a nutricionista Verônica Lima, a indicação é de alimentos mais leves na estação mais quente do ano, isso ajuda evitar aquela sensação de corpo pesado ao longo do dia. A sugestão da profissional é de trocar frituras, refrigerantes e comidas mais pesadas por outras mais saudáveis, como frutas e verduras.

Uma refeição balanceada com alimentos saudáveis ajuda a ter mais disposição para exercer as atividades do dia a dia. “É melhor evitar doces com muito açúcar, o ideal é optar por uma fruta de sobremesa, além de ser mais refrescante, ela não é muito calórica”, comenta Verônica.


Foto: iStock

A terceira dica é deixar a preguiça de lado e praticar exercícios físicos, além de aumentar a disposição no dia a dia, ajuda também na perda de calorias.

Calorão continua em boa parte do país até o fim do mês:

O calor continua de norte à sul do país. De acordo com a Somar Meteorologia, as temperaturas vão continuar elevadas pelo menos até o dia 17 de fevereiro no Sudeste, com máxima que oscila entre 30°C e 33°C no norte do Rio de Janeiro, Espírito Santo, norte de Minas Gerais e em boa parte do interior de São Paulo. Só a partir de 18 de fevereiro, a temperatura fica mais amena com a chegada de uma nova frente fria ao Sudeste.

No Sul, o calorão continua até a próxima quinta-feira (12) e a temperatura cai a partir da sexta-feira na região. No Centro-Oeste, o calor predomina na maior parte da região até pelo menos 23 de fevereiro, com termômetros entre 36°C e 40°C no Pantanal e Cuiabá. Entre o Norte e o Nordeste, as madrugadas e as tardes ficam abafadas até o fim de fevereiro.

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.