- Publicidade -

Melatonina pode ajudar a manter frutas e vegetais frescos

Hormônio natural pode substituir produtos químicos na conservação de frutas e hortaliças e diminuir o desperdício de alimentos

alimentos agrotóxicos
Foto: iStock

A melatonina é um hormônio natural, indutor do sono em seres humanos, motivo pelo qual está presente em suplementos recomendados em alguns casos de insônia. Mas, além de ajudar as pessoas a manterem a saúde em dia, a melatonina também pode prolongar a vida útil de frutas e vegetais. É o que aponta o estudo “Insight into the Role of Melatonin in Mitigating Chilling Injury and Keeping the Quality of Cold-Stored Fruits and Vegetables”, publicado pela Food Reviews International.

- Publicidade -

Segundo os pesquisadores, a melatonina produzida pelo cérebro humano também está presente em muitas plantas, incluindo bananas, cerejas, tomates, arroz, trigo e azeite de oliva. Quando estes alimentos são colhidos podem ser armazenados em temperaturas baixas e sofrer “ danos causados ​​pelo frio”. E a melatonina pode ajudar a prevenir este problema comum na pós-colheita e no transporte de frutas e verduras.

embalagens plástico frutas vegetais
Foto: Damla Ozkan Psy | Unsplash

“Nas frutas, as baixas temperaturas podem causar amadurecimento anormal, manchas afundadas, corrosão, endurecimento da polpa e escurecimento da casca e da polpa. Nas hortaliças, pode ocorrer  escurecimento dos tecidos, translucidez e lesões encharcadas de água, o que chamamos de lesão por frio ”, disse Zora Singh, professor fundador de Ciências Hortícolas na Escola de Ciências da Edith Cowan University e principal autor do estudo.

De acordo com Singh, 44% dos produtos frescos estragam entre a colheita e o consumo, sendo os danos causados ​​pelo frio uma das principais causas. Para as frutas que crescem em climas tropicais e subtropicais o risco é ainda maior.  “A temperatura média de armazenamento de frutas e vegetais subtropicais geralmente varia de 4 a 8°C, enquanto 10 a 20°C é a temperatura ideal para evitar danos causados ​​pelo frio em produtos hortícolas tropicais”, explica o professor.

bananas
Foto: iStock

Zora e a equipe de pesquisa disseram que a melatonina demonstrou reduzir ou prevenir os efeitos das lesões causadas pelo frio em frutas e vegetais, e que pode substituir produtos químicos. “A melatonina é um hormônio do sono natural em organismos vivos e também é útil para reduzir os sintomas de lesão por frio e vazamento de membrana, mantendo níveis mais altos de antioxidantes e frescor dos produtos hortícolas. Assim, a melatonina é uma alternativa segura aos tratamentos químicos perigosos, e não traz efeitos nocivos à saúde do consumidor””, explicou o pesquisador e Ph.D. estudante Shoaib Shah.

- Publicidade -

Combate ao desperdício de alimentos

As perdas anuais de alimentos aumentam em todo o mundo e preservar mais comida sem o uso de produtos químicos perigosos pode ajudar na promoção da segurança alimentar global. A cada ano, cerca de US$ 400 bilhões em alimentos, ou seja, 13,2%, são perdidos da colheita ao mercado, enquanto 17% dos alimentos são desperdiçados pela indústria de serviços alimentícios, varejo e residências. Além disso, o desperdício e a perda de alimentos são responsáveis por cerca de 8% a 10% das emissões de gases de efeito estufa no mundo.

A produção de produtos frescos está diminuindo devido a vários fatores, como redução do abastecimento de água, degradação do solo, mudança climática e danos causados ​​pelo frio.

frutas
Foto: Julia Zolotova na Unsplash

“Quando se trata de grãos e outros produtos para colheita, eles são mais resistentes do que produtos hortícolas frescos”, disse Singh. “Frutas e vegetais não são apenas desafiadores para crescer, preservá-los é imensamente difícil e esta é uma crise que afeta nações em todo o mundo, por isso precisamos encontrar a solução para continuar produzindo alimentos da terra de maneira sustentável.”

- Publicidade -