- Publicidade -

Suspeita de leoa à solta traz alerta para distritos de Berlim

Posse de animais selvagens é permitida na região. Leoa vista em vídeo pode ter fugido de um circo ou até mesmo de uma casa

leoa
Foto: Leighton Robinson na Unsplash

Moradores dos distritos de Kleinmachnow, Teltow e Stahnsdorf, em Berlim, foram aconselhados pela polícia da cidade a não saírem de casa ou deixarem animais domésticos soltos. O motivo: uma leoa pode estar solta na região sudoeste da capital alemã. A suspeita veio depois que duas pessoas gravaram uma possível leoa perseguindo um javali e enviaram a gravação às autoridades.

- Publicidade -

O vídeo foi enviado à meia noite e, desde a madrugada desta quinta-feira, 20 de julho, policiais estão buscando um felino em uma operação que envolve dois helicópteros e equipes de terra. Em entrevista à Reuters, o porta-voz da polícia de Brandemburgo afirmou que estão trabalhando com a “suspeita de que este animal seja uma leoa”.

- Publicidade -

As equipes de busca acreditam que o animal possa estar dormindo em um dos muitos bosques da região. ”Recomendamos às pessoas que não saiam de casa para passear e especialmente correr na floresta”, reforça Michael Gruber, presidente da câmara de Kleinmachnow, cidade vizinha à Berlim onde o animal teria sido visto pela primeira vez.

Para quem está se perguntando de onde poderia ter surgido uma leoa em meio a áreas urbanas da Alemanha, a resposta vem junto com uma crítica antiga de ativistas ambientais. Apesar de protestos, os governos não proíbem a prática de manter animais selvagens como animais de estimação.

leoa jaula
Foto: Benny Samuel na Unsplash

“Apesar dos inúmeros avisos, os políticos não conseguiram proibir a posse de animais selvagens exóticos. Nas últimas duas décadas, têm-se registado repetidos casos de fuga de grandes animais de casa e de circos”, explica Peter Hoeffken, da PETA.

- Publicidade -

O porta-voz da policia local disse não ter informações sobre a origem do animal. Segundo ele existem muitos locais da região que poderiam ter uma leoa, incluindo jardins zoológicos e circos, mas não houve nenhum relato ou queixa de desaparecimento ou possível fuga.