- Publicidade -

Mutirão de limpeza na Avenida Paulista convoca voluntários

Evento visa conscientizar e engajar a população sobre a importância da preservação do meio ambiente, confira a programação!

limpeza Paulista
Foto: Roberto Parizotti | Fotos Públicas

No próximo domingo (23), a partir das 9h, um mutirão de limpeza será realizado na Avenida Paulista, a rua mais famosa da capital paulista. A iniciativa é um “Ato Convocatório” para o World Cleanup Day (Dia Mundial da Limpeza), que acontecerá em 16 de setembro.

- Publicidade -

O evento tem como objetivo conscientizar e engajar a população sobre a importância da preservação do meio ambiente e da responsabilidade coletiva na manutenção de espaços públicos limpos. Durante a ação, os voluntários poderão contribuir ativamente na limpeza da região.

“O Dia Mundial da Limpeza é uma oportunidade única de unir esforços em prol de um objetivo comum: tornar nosso planeta mais limpo e saudável. É uma data que nos lembra da importância de cuidar do meio ambiente e do impacto positivo que cada um de nós pode ter por meio de ações simples, como recolher o lixo descartado de forma inadequada”, afirma Edilainne Pereira, Diretora Executiva do Instituto Limpa Brasil. “Juntos, podemos fazer a diferença e criar um futuro mais sustentável para as gerações futuras”, completa.

mutirão de limpeza
Foto: Instituto Limpa Brasil

A concentração será em frente ao Masp e a mobilização terá duração de 3 horas, das 9h às 12h. Espera-se a participação de aproximadamente 300 pessoas. Todo o material necessário para a atividade será fornecido aos voluntários no local, confira abaixo as atividades que vão acontecer no local.

Programação

  • 9h – Concentração dos voluntários;
  • 9h15 – Abertura Oficial da mobilização do Brasil – Ato simbólico de coleta de resíduo reciclável descartado de forma inadequada nas ruas e entregue a uma catadora de material reciclável para geração de renda e inclusão social;
  • 9h30 – Abraço simbólico AV Paulista;
  • 10h – Divisão dos grupos e Início do Mutirão de Limpeza;
  • 10h40 – Concentração dos resíduos para gravimetria e pesagem;
  • 12h – Encerramento das atividades.

Os voluntários que participarem do Ato Convocatório do Brasil para o Dia Mundial da Limpeza receberão um certificado de participação, válido como 20 horas complementares.

- Publicidade -

Dia Mundial da Limpeza entra no calendário da ONU

Recentemente, a organização global ‘Let’s Do It World’ conseguiu integrar o dia 20 de setembro como o Dia Mundial da Limpeza no calendário oficial da ONU. Anualmente, a ação que mobiliza a sociedade civil em todo o mundo, acontece no terceiro sábado de setembro, com o objetivo de diminuir a poluição ambiental com o desperdício de plástico, impulsionando a mudança comportamental nas sociedades.

O Dia Mundial da Limpeza acontece em 197 países desde 2018, e já teve a adesão de mais de 71 milhões de voluntários, retirando mais de 303 mil toneladas de resíduos de rios, praias, praças, mangues, ruas, etc. No Brasil, a ação acontece oficialmente com a liderança do Instituto Limpa Brasil, tendo a adesão de mais de 1200 municípios.

mutirão de limpeza
Foto: iStock

Segundo Edilainne, a iniciativa é positiva em vários aspectos, porque apresenta resultados concretos da diminuição de lixo descartado de forma inadequada, além de contribuir para a educação ambiental.

- Publicidade -

A Let’s Do It World é parceira credenciada do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e da Assembleia Ambiental das Nações Unidas (UNEA) que, com a proclamação do Dia Mundial da Limpeza, promete realizar anualmente a campanha a partir de 2024.

“A meta desta iniciativa é atingir 5% da população da Terra para a mobilização massiva destinada a recolher o lixo e mudar as práticas sociais, além de impulsionar também a cooperação intersetorial com mais apoios para a união de ações coletivas para a preservação do meio ambiente”, conclui Edilainne Pereira.