Parque Ceret (SP) realiza plantio de árvores nativas da Mata Atlântica

Evento, na zona leste de São Paulo, tem como objetivo promover a conscientização ambiental e incentivar a preservação da Mata Atlântica

Ceret plantio de árvores
Foto: Prefeitura de São Paulo

Em celebração ao Dia do Meio Ambiente, o Parque Ceret, localizado no bairro do Tatuapé, em São Paulo, recebe uma ação de plantio de 45 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica no próximo sábado (8). O evento tem como objetivo promover a conscientização ambiental e incentivar a preservação da Mata Atlântica.

As mudas a serem plantadas têm cerca de 2 metros de altura e o plantio vai representar a criação imediata de uma minifloresta no parque. Entre as espécies, estão ipês roxo, rosa e branco, jatobá, pau-ferro e jacarandá.

É importante optar por plantas nativas uma vez que elas são encontradas naturalmente em uma determinada região ou ecossistema e, portanto, se desenvolvem dentro dos seus limites naturais, incluindo a sua área potencial de dispersão. Outras vantagens, em relação às exóticas, incluem demandar menos cuidados e serem mais resistentes – pela formação, se adaptaram às condições climáticas, ao solo e aos padrões de chuva específicos de uma determinada região.

Ceret plantio de árvores
Foto: Prefeitura de São Paulo

O evento do plantio de árvores no Parque Ceret é uma iniciativa do Colégio Agostiniano Mendel. Por conta disso, haverá a participação de 30 alunos do colégio, além de professores e equipe de apoio, que estarão diretamente envolvidos no plantio das árvores, simbolizando o compromisso das novas gerações com a sustentabilidade e a proteção ambiental.

O trabalho terá o suporte técnico e educativo do Coletivo Impulsionamos, que vai garantir que todas as etapas do plantio sejam realizadas de forma adequada e eficiente. O coletivo atua para impulsionar projetos de impacto social e ambiental. Somando diferentes expertises, acredita que coletivamente é possível realizar transformações positivas por um mundo mais justo, saudável e democrático com resultados sólidos.

Justiça Climática é a pauta que o coletivo ajuda a impulsionar, principalmente diante do fato que as consequências da crise climática atingem de forma diferente e desigual as pessoas: comunidades vulnerabilizadas contribuem menos para agravar a crise, mas são os mais suscetíveis a sofrer suas consequências.

Fazendo a lição de casa

O Mendel é um colégio particular que atua fortemente na gestão de seus resíduos, conseguindo desviar do aterro sanitário mais de 80% de seus resíduos, seja por meio da reciclagem ou da compostagem. Esse trabalho já rendeu inclusive a conquista do selo Lixo Zero, do Instituto Lixo Zero Brasil, com os parâmetros definidos pela Zero Waste International Alliance (ZWIA), referência internacional na área.

Na área pedagógica, o Mendel adota uma série de projetos multidisciplinares, como aulas de Educação Financeira, Empreendedorismo e Sustentabilidade para alunos do Pré ao 5º ano, grupos de estudo focados em ação socioambiental no Ensino Fundamental 2, oficinas e workshops, tanto para os alunos quanto para suas famílias.

“Nossa meta é chegar a 90% de nossos resíduos desviados de aterros sanitários”, explica Simone Bacic, coordenadora do projeto. “Com o apoio da comunidade escolar, acreditamos poder transformar atitudes, visando um futuro mais sustentável e responsável para todos.”

Plantio de árvores no Parque Ceret

Ceret plantio de árvores
Parque Ceret. | Foto: Prefeitura de São Paulo

Data: 08 de junho de 2024

Horário: a partir das 9 horas

Endereço: Parque Ceret (Centro Esportivo, Recreativo e Educativo do Trabalhador), acesso pela Portaria P4 (piscina), da rua Eleonora Cintra, Tatuapé, São Paulo.

Local do plantio: Próximo ao ginásio e quadras.