Overshoot Day
Foto: NASA | Unsplash
- Publicidade -

O dia 22 de abril é mundialmente conhecido como o Earth Day – em português, Dia da Terra. A data, criada pelo senador norte-americano Gaylord Nelson, é um lembrete para repensarmos nossas atitudes enquanto seres humanos na conservação da vida para todos os seres que habitam este planeta. 

Além da reflexão, o Dia da Terra também é uma oportunidade para nos inspirar e de algum modo arregaçar as mangas para que, coletivamente, seja possível controlar a crise climática que já afeta todo o globo.

Se participar ativamente de alguma iniciativa não seja uma opção, você pode apoiar ações que estejam ocorrendo em sua cidade, estado ou país. Confira abaixo alguns projetos interessantes que o CicloVivo já abordou:

- Publicidade -

Sementes para restaurar a Mata Atlântica

A Rede de Sementes do Vale do Ribeira é um movimento que reúne 42 coletoras e coletores de sementes de quatro quilombos no município de Eldorado, São Paulo. Além de gerar renda às famílias, as sementes serão usadas em plantios para restaurar a Mata Atlântica.

Confira na íntegra: Saber quilombola ajuda a restaurar a Mata Atlântica

Mulheres na conservação

O protagonismo feminino na luta pela natureza é destaque de uma série de reportagens do CicloVivo e National Geographic Brasil. No site, é possível encontrar diversas histórias inspiradoras de mulheres que dedicam seus dias a descobrir como contribuir para a sobrevivência de espécies ameaçadas.

conservação
Desde 1984 a Dra. Karen Strier coordena o Projeto Muriquis de Caratinga, monitorando e estudando os grupos da RPPN Feliciano Miguel Abdala em Caratinga, MG. | Foto: JOAO MARCOS ROSA / NITRO

Confira na íntegra: Projeto Mulheres na Conservação ganha segunda temporada

Todas as publicações sobre este projeto você encontra no site CicloVivo.

Doação de 900 hectares para a conservação

Uma família de agricultores da Nova Zelândia doou à conservação e uso do seu país 900 hectares de terras intocadas. Eles até tiveram inúmeras ofertas de incorporadoras, mas preferiram garantir que toda a área, que equivale a 1.681 campos de futebol, fosse preservada.

Confira na íntegra: Casal da Nova Zelândia doa 900 hectares para a conservação

Casal cria reservas no Ceará

Mais modesta, mas não menos importante foi a contribuição de um casal cearense que criou duas unidades privadas de conservação na Caatinga em cerca de 20 hectares. 

Confira na íntegra: Casal cearense cria duas unidades de conservação na Caatinga

conservação caatinga
Foto: No Clima da Caatinga

A iniciativa do casal teve apoio do projeto “No Clima da Caatinga”, que busca diminuir os efeitos do aquecimento global por meio da conservação do semiárido.

Saiba mais: Projeto diminui impactos da falta de água no semiárido nordestino

Produtividade rural aliada da conservação 

Uma série de mitos tentam opor produção agrícola à conservação no Brasil. Acontece que inúmeros projetos são exemplos de que é possível aliar a produção sustentável, geração de renda e empregos com a manutenção de nossos biomas.

É o caso de pequenos e médios proprietários rurais da região de Mogi das Cruzes, interior de São Paulo, que, sem deixar a produtividade de lado, estão conservando a Mata Atlântica. As histórias viraram tema de um minidocumentário, confira:

Documentário mostra como unir produtividade rural e conservação da Mata Atlântica

Veja também outros projetos semelhantes que ocorrem no Brasil:

- Publicidade -