- Publicidade -
macaúba
Foto: Jose Reynaldo da Fonseca | CC 3.0

Minas Gerais vai ganhar, em breve, um importante projeto no setor de biocombustíveis. A empresa de energia Acelen vai instalar em Montes Claros, no Norte de Minas, um Centro de Inovação e Tecnologia para o desenvolvimento agroindustrial da produção de óleo vegetal e demais produtos a partir da macaúba.

- Publicidade -

O investimento será de R$ 125 milhões, com previsão de geração de 260 empregos. O anúncio foi feito durante a participação mineira na 28ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (COP28), realizada em Dubai, nos Emirados Árabes.

A unidade da Acelen Renováveis terá um programa de melhoramento genético, produção de mudas e manejo agronômico, visando a qualidade do produto, a redução dos custos de produção e a expansão do cultivo. Entre os subprodutos da macaúba estão os biocombustíveis, como o biodiesel, e também combustível para aviação, que reduzem a emissão de gases de efeito estufa, minimizando o impacto ambiental. A empresa já adquiriu um terreno de 150 hectares para a instalação do empreendimento.

Com o governo de Minas Gerais, a empresa comunicou o início da implantação de um Centro de Inovação e Tecnologia Agroindustrial (CITA), localizado na cidade de Montes Claros. No Centro, será construído um local para pesquisa, aprimoramento e desenvolvimento da macaúba. Com isso, a empresa vai produzir sementes e mudas de macaúba de alta qualidade, potencializando a importância da planta nativa no processo de transição energética. “A pesquisa e o desenvolvimento deste protocolo de micropropagação de mudas de macaúba são inéditos no mundo e representam um passo importante para a produção de uma cultura promissora”, reforçou Luiz de Mendonça, CEO da empresa.

macaúba
Foto: Domínio Público

Projeto avança na Bahia

A Acelen é uma das empresas geridas pelo Mubadala Capital, subsidiária de gestão de ativos da Mubadala Investment Company, um investidor soberano global com sede em Abu Dhabi e presente em mais de 50 países, nos mais diversos setores.

- Publicidade -

Durante a COP-28, a empresa se comprometeu também com a construção da biorrefinaria na Bahia, além da cooperação para a criação de um hub de inovação no Estado, com a participação de instituições de pesquisa e universidades locais. Dessa forma, a Acelen Renováveis atuará no desenvolvimento da macaúba na Bahia e na revitalização do cultivo de dendê. O local será fundamental para o desenvolvimento tecnológico e a capacitação de pequenos agricultores baianos, com parcerias focadas em programas de agricultura familiar. Outro ponto importante é que a empresa apoiará o governo da Bahia no mapeamento e identificação das áreas de aptidão para o cultivo da macaúba, com ênfase na estruturação de acordos para implantação de polos agroindustriais na região.

Parcerias inovadoras 

A Acelen Renováveis aproveitou a importância da COP-28 para promover a assinatura de alguns contratos com parceiros estratégicos.  Na ocasião, foram firmadas parcerias com a Honeywell, que será a licenciadora da tecnologia e fornecedora da engenharia avançada para a unidade  Ecofining TM de produção dos combustíveis renováveis, a  ALFA LAVAL, responsável por desenvolver e implantar a solução de refino dos óleos vegetais, e a AFRY, empresa selecionada para realizar a engenharia básica da unidade e a execução de serviços de consultoria visando a obtenção da Licença Ambiental de Alteração (LA) necessária ao projeto.

macaúba
Foto: Mauro Halpern | Flickr

Sobre a Macaúba

Planta brasileira com alta produtividade de óleo por hectare e altamente competitiva em relação a outras culturas, oferece maior eficiência no uso da água e nutrientes. Como espécie perene nativa, possibilita uma gama de serviços ambientais como a conservação ou até mesmo a recuperação da biodiversidade, à medida que áreas degradadas serão substituídas por sistemas florestais de macaúba. Com isso, permite a cobertura vegetal, conservando o solo e sua biota, contribuindo para a recuperação de mananciais de água e servindo de fonte de alimento para aves e outros animais nativos.

- Publicidade -