Igrejas em Curitiba serão abastecidas por energia solar

Com 2.400 painéis fotovoltaicos, usina solar vai reduzir em até 70% as contas de energia de paróquias e capelas

Curitiba energia solar
Inauguração da Usina Solar Padre Baggio. | Foto: José Fernando Ogura/SMCS

A Arquidiocese de Curitiba, no Paraná, inaugurou, em maio, uma usina de energia solar. O projeto vai gerar até 180 mil kWh/mês de energia renovável, quantidade suficiente para atender cerca de 700 unidades consumidoras ligadas à Copel (Companhia Paranaense de Energia).

Intitulada Usina de Energia Solar Padre Baggio, a unidade tem 2.400 painéis fotovoltaicos que devem reduzir em até 70% as contas de energia das 135 paróquias e 400 capelas que fazem parte da Arquidiocese de Curitiba.

Curitiba energia solar
Foto: José Fernando Ogura/SMCS

O arcebispo da Arquidiocese, Dom José Antônio Peruzzo, explicou que além da economia que a usina de energia solar vai gerar, ela também vai inspirar outras pessoas, empresas e instituições a investir em energia limpa e renovável. “Aproximadamente 2/3 de toda a energia consumida nas paróquias e capelas da Arquidiocese será suprido por essa usina de energia fotovoltaica”, afirmou.

Durante a inauguração, que contou com a presença de autoridades públicas, Peruzzo brincou com o fato de estar chovendo justamente na solenidade de estreia da usina, que depende da luz solar para gerar energia. “E nada tão curitibano quanto inaugurar uma usina solar num dia chuvoso. Não é paradoxal, é tudo uma harmonia da natureza. Queremos partilhar a luz, que nunca falta a luz elétrica e a luz do alto para vivermos a eternidade”, definiu o arcebispo.

Curitiba energia solar
Foto: José Fernando Ogura/SMCS

Os investimentos na Usina de Energia Solar Padre Baggio foram de R$ 6 milhões, recursos da Arquidiocese de Curitiba e de doação da família do Padre Baggio. O cálculo é que esse investimento dê retorno em torno de 4 a 5 anos.

Energia solar em Curitiba

A iniciativa da Arquidiocese de Curitiba segue a linha do programa Curitiba Mais Energia, de produção de energia fotovoltaica da Prefeitura. Entre os projetos da iniciativa está a inclusão de energia solar em dois terminais de ônibus e o Pirâmide Solar de Curitiba – Parque Fotovoltaico da Caximba, inaugurada em março de 2023, que já gera 30% de tudo que é consumido de energia elétrica dos prédios públicos da Prefeitura.

Curitiba energia solar
Foto: José Fernando Ogura/SMCS

O Curitiba Mais Energia conta também com 101 residências populares com painéis solares dentro do programa Cohab Solar e com a mini usina hidrelétrica CGH Nicolau Kluppel, que gera energia na queda d’água do Parque Barigui.