Todo Dia Sem Carne: restaurante une sustentabilidade e gastronomia

Localizado em São Paulo, Purana.com faz escolhas ecológicas para seus ingredientes, embalagens e práticas sociais e operacionais

brunch vegano
Além de refeições e delivery, o restaurante oferece brunch vegano. Foto: Purana.com

Diversos estudos já apontaram os benefícios ambientais de uma alimentação com ingredientes de origens vegetais. Além de fazer bem para a saúde, uma dieta com menos ou nenhuma proteína animal pode reduzir em até 75% os impactos no meio ambiente. E foi unindo a proposta de práticas ecologicamente responsáveis e gastronomia que o restaurante e delivery Purana.Co, desenvolveu um modelo de negócio que une sustentabilidade e inovação.

Localizado no Espaço aFlora, no bairro de Pinheiros, Zona Oeste de São Paulo, o restaurante quer mostrar como é possível contribuir para a preservação do meio ambiente e o bem-estar social, sem abrir mão do sabor e da viabilidade econômica.

restaurante Purana
Foto: Purana.com | Divulgação

A culinária do Purana.Co é baseada no conceito plant-based, com 100% de origem vegetal, utilizando ingredientes orgânicos e evitando a adição intencional de glúten. Esta filosofia culinária tem como objetivo reduzir os impactos ambientais associados à produção de alimentos, promovendo uma alimentação saudável e sustentável.

Desde sua fundação, há 7 anos, o restaurante economizou mais de 663 milhões de litros de água, reduziu a emissão de 2,7 toneladas de dióxido de carbono e preservou 3,8 quilômetros quadrados de área terrestre, refletindo seu compromisso com a conservação dos recursos da natureza.

alimentação vegana
Foto: Purana.com

Para alcançar estes resultados, além das práticas culinárias, o Purana.Co adota tecnologias ecológicas, como o uso de biogás gerado a partir de resíduos alimentares, captação de água da chuva e iluminação natural. A produção de biofertilizantes e a compostagem são exemplos da abordagem do restaurante em relação ao ecossistema – práticas que demonstram que a sustentabilidade pode ser integrada de forma eficaz em diferentes aspectos operacionais.

Outro impacto positivo construído pelo empreendimento é o social:  O restaurante fornece marmitas mensais para mais de 30 famílias, contribuindo para o bem-estar social e combatendo a insegurança alimentar. Além disso, promove atividades que incentivam um estilo de vida sustentável, como massagens, meditação e ecopedagogia, com uma horta medicinal no local. Essas iniciativas ajudam a criar uma comunidade consciente e engajada com os valores de saúde e sustentabilidade.

torradas veganas com tofu
Torradas com mexidinho de tofu temperado. Foto: Purana.com

No serviço de delivery, as embalagens usadas são compostáveis, resultando em uma significativa redução no consumo de água e energia, além de diminuir a emissão de CO2 e poluição plástica em comparação ao uso de embalagens de papelão. O uso de tecidos ecológicos no mobiliário do restaurante reforça o compromisso com a preservação ambiental.