- Publicidade -

Com copos reutilizáveis, The Town evita 10 toneladas de resíduos

Com público esperado de 500 mil pessoas, operação de copos reutilizáveis no festival vai ser uma das maiores do mundo

A Heineken adotou copos retornáveis nos festivais onde está presente. Foto: Alex Woloch

Começa no próximo dia 2 de setembro o The Town, festival de música que deve receber cerca de 500 mil pessoas em São Paulo, para 5 dias de shows e muitas atrações, nacionais e internacionais. Festivais musicais trazem muita alegria, movimentam a economia, geram benefícios sociais e ficam marcados na memória de artistas e, principalmente, do público. Mas, estes grandes eventos também envolvem uma quantidade enorme de resíduos, como os copos. A boa notícia é que, para o The Town, está programada uma das maiores operações de copos reutilizáveis do mundo.

- Publicidade -

No The Town, os copos descartáveis, que usamos por alguns minutos e se tornam um problema para o planeta por muitos anos, vão ser substituídos por versões reutilizáveis. A iniciativa deve economizar mais de 10 toneladas de resíduos durante os 5 dias de shows.

A Heineken, patrocinadora master do festival, já havia usado os copos retornáveis durante o MITA Festival, também apoiado pela marca, em São Paulo e no Rio de Janeiro. No The Town, a ação inclui também a Red Bull, Coca-Cola e Braskem e os copos retornáveis estarão em todos os pontos de venda de bebidas do gramado durante o festival.

copos reutilizáveis the town
Foto: Divulgação | The Town

“Com a megaoperação dos copos reutilizáveis, o The Town já nasce promovendo uma ação que está entre as maiores do mundo quando se fala de eventos e meio-ambiente. Com a chegada do novo e maior festival de São Paulo, também assumimos o compromisso de sermos agentes ativos na construção de um mundo melhor, gerando impactos positivos para o planeta”, afirma Roberta Medina, Vice-presidente de Reputação de Marca da Rock World.

Os copos da Cidade da Música serão feitos de materiais duráveis e de qualidade, permitindo que os fãs os utilizem durante todo o festival e levem para suas casas. Serão quatro copos: um para o chopp da Heineken, um para Heineken 0.0, um para os refrigerantes da Coca-Cola e um para os energéticos da Red Bull. Os copos poderão ser levados para casa ou deixados no evento para posterior reciclagem.

- Publicidade -

A reutilização do copo vai beneficiar os fãs que possuírem um comportamento sustentável, com um desconto nas bebidas a cada vez que a pessoa reutiliza. No caso da Heineken, por exemplo, o primeiro chope sai por R$ 18 e a pessoa recebe o copo de 400ml que, se for se for apresentado na próxima compra, garante que o consumidor pague apenas o líquido por R$ 15.

copos retornáveis heineken
Foto: Alex Woloch

A Braskem entra na parceria incentivando e premiando quem usar os copos reutilizáveis, com um cordão para pendurar. Além disso, a cada hora a marca vai dar a chance de novos brindes a cada hora, para quem estiver usando o mesmo copo. A dinâmica da Braskem funcionará da seguinte forma: o cliente deve atrelar o número do copo ao CPF, por meio de um APP; isso dá direito a retirar, gratuitamente, um cordão de corpo para segurar o copo, no estande da marca. Depois disso, a cada nova compra de bebida, as pessoas poderão usar o mesmo copo, não precisando comprar outro e, a cada uma hora, aqueles que estiverem usando o mesmo copo poderão ganhar novos prêmios como brincos, capas de chuva, cangas, pochetes e até ingressos para o dia seguinte. No espaço da marca também será possível higienizar os copos gratuitamente.

Meu Meu Copo Eco Heineken

No caso da Heinken, para garantir a circularidade de copos nos demais festivais que a marca patrocina, foi criado o Meu Meu Copo Eco Heineken. O projeto que promove o uso do copo durante o evento e posterior devolução na saída, para que possam ser usados em outros eventos que a marca patrocina, mitigando a geração de resíduos. No The Town, a dinâmica é diferente porque os copos também poderão ser levados para casa.

- Publicidade -

“Estamos muito felizes por participar desta primeira edição do The Town, evento em que vamos celebrar os 150 anos de Heineken e que tem um propósito de sustentabilidade com iniciativas tão semelhantes às nossas. Temos todo um ecossistema de projetos especiais para executar em nossas ações culturais voltadas à essa frente e fazer isso nesta primeira edição do festival, ao lado de outras grandes marcas é parte de um trabalho extremamente desafiador, pois envolve uma mudança de comportamento fundamental para garantirmos festivais e um futuro cada vez mais verde”, explica Lucas Pires, gerente de marketing da Heineken no Brasil.

copo retornável
Foto: Alex Woloch

Lucas explica também que outro objetivo da Heineken é que 80% das embalagens de vidro sejam retornáveis até 2030. Implantar um sistema de economia circular para as embalagens, inclusive para a garrafa long neck, é um de seus compromissos prioritários.