O estilo de vida da sociedade de consumo está esgotando nossos recursos naturais. A permacultura é uma alternativa real de mudar a forma como estamos vivendo. A ética, os princípios e as técnicas da permacultura permitem transformar a forma como cada um enxerga a natureza ao redor.

O que é?

A permacultura foi criada na década de 1970 pelos cientistas australianos Bill Mollison e David Holmgren, que sistematizaram tecnologias ancestrais e atuais de diversas áreas do conhecimento para que possamos criar assentamentos humanos sustentáveis. A ideia é criar e desenvolver pequenos sistemas produtivos organicamente organizados. É uma metodologia que ajuda a gerar renda em uma propriedade rural, economizar tempo e ainda nos permite viver em harmonia com a natureza. Resumindo: morar coletivamente neste planeta sem destruí-lo.

Para que isso seja possível, orienta-se por 3 princípios éticos: cuidar da terra, cuidar das pessoas e cuidar do futuro.

Os 3 pilares

Cuidar da terra: Busca cuidar de nossos recursos naturais

Cuidar das pessoas: Busca a vida social em harmonia em conexão com a Natureza.

Partilha justa: Busca criar sistemas de compartilhamento, limitando os excessos de consumo.

Caminho da mudança

Na maioria das vezes, a permacultura está associada somente aos sistemas agrícolas ou a vida na roça. Mas seus princípios podem ser aplicados na cidade. No dia a dia, a permacultura nos faz repensar hábito e o próprio estilo de vida. Um exemplo: vale a pena ter tantos equipamentos eletrônicos em casa que são usados apenas poucas vezes em casa? Não seria mais fácil criar sistemas de compartilhamento com outras pessoas?

A partir desta mudança interna fica mais fácil redesenhar a paisagem que queremos construir, as casas que queremos morar, os alimentos que queremos consumir, a energia que queremos gastar e o estilo que vida que queremos adotar.

Como aprender mais?

O PDC – Permaculture Design Certificate Course,  é um curso completo de Permacultura com o conteúdo oficial estabelecido pelo Syllabus, dos cientistas australianos Bill Mollison David Holmgren. No total, são 80 horas com aulas teóricas e práticas, que podem ser divididas em módulos ou serem feitas por meio de um processo imersivo.

Ficou interessado? Então sabia mais aqui.

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.